segunda-feira, maio 28, 2007

[INFO] Compilação "Falésia" e festa de lançamento



A festa de apresentação da nova compilação de dark ambient Português editada na Enough Records será no dia 2 de Junho na Fábrica do Som com Stalker Vitki, VelgeNaturlig, ps e Rui Carvalheira como DJ convidado e é organizada pela própria Enough Records e Elegy Ibérica.

Este disco com edição de um CD triplo contém 26 temas e está já disponivel para download gratuito (250Mb). A entrada na festa vale 4€ com a oferta do CD. A compilação "Falésia" conta com nomes como Dream Metaphor, e:4c, NNY, Nhoin e os próprios Stalker Vitki, ps e VelgeNaturlig. O alinhamento de temas e artistas deste disco são os seguintes:

Falésia CD1
01. Dream Metaphor - Space Traveller
02. Electrólise - Terminal Sedation
03. Organic Anagram - Mortuary Rituals For The Living Dead
04. Prolepse - De D a G
05. Dedxound - zxxck001
06. e:4c - communication flow
07. Massa Última - Aiche
08. Structura - Paisagem de chuva
09. Arcano Zero - Enophe
10. Sangre Cavallum - Trobo Treba
11. Triarca - Devotos

Falésia CD2
01. tg - click track
02. Morgor - Dark Era
03. ps - 345_070423
04. Stalker Vitki - Disclosure
05. Souls of Nephilims - There's no Light Here
06. Haze Maze - Millions of Dreams Moving us Apart
07. Merankorii - Cry

Falésia CD3
01. Sparagmos - Pentheus phase I
02. VelgeNaturlig - Yedelgeuse
03. NNY - 13
04. The Joy of Nature - Fire Only Rests
05. Nhoin - Suspect Zero
06. Systemic Failure - L'Enfer
07. Vysehrad - Tracks To Nowhere
08. Barcos - Radara

+info:
» Download do disco "Falésia"
» Enough Records
» Fábrica do Som
» Elegy Ibérica

domingo, maio 27, 2007

[INFO] Percepções: última emissão

[percepções]

O [percepções], programa de rádio da RUM, rádio universitária do Minho chega ao fim. Depois de 122 emissões dedicadas aos sons mais exploratórios, "o [percepções] termina este Domingo. Desde a primeira percepção tinha traçado que a última seria lançada em direcção ao infintu. Fico feliz por ter alcançado este objectivo. A 58 minutos do fim quero agradecer a todos os que me acompanharam nesta jornada: aqueles que estiveram do outro lado do transístor e, claro, à RUM. Até de repente."

Apesar das emissões ficarem online e novos projectos se avisinharem, aconselho o download desta últmia emissão aqui.

+ info:

sexta-feira, maio 25, 2007

[INFO] MDPArte - Nova editora em Trás-Os-Montes

A MDParte, Movimento do Povo, é uma nova editora online transmontana que difunde nomes como Fadomorse, Triste Sistre, Vipassana, Butterfly Hi-Fi, Karma Art Project entre outros.

Como está bem explícito no nome, pretende-se dinâmica e feedback por parte dos ouvintes. Para isso foi construído um fórum de discussão reservado à conversa sobre tudo um pouco, dando-se enfase às edições da MDParte. Os primeiros 50 incritos nesse fórum recebem um disco gratuito. Apressem-se!

"O conceito que defendemos é a total liberdade estética para todos os tipos de criações artísticas divulgadas neste movimento.
Defende-se acima de tudo a genuinidade da arte sem complexos, rótulos ou estereótipos fictícios que provêem de opiniões criativas mal formadas.

Englobando o conceito de que todas as artes se conjugam num único objectivo que é o sentir, a única expressão humana que não se educa mas que se cultiva, propomos assim ao mundo que é tão nosso como de todos os que nele habitam, que se dignem a sentir acima de tudo a arte de quem a cria sem limites de sacrifício sentimental e artístico."

+ info:
» MDParte

quarta-feira, maio 23, 2007

[DISCO] Amon Tobin "The Foley Room"

Amon Tobin - The Foley Room

Comecemos pelo início: Foley Room é o local onde são captados e realizados os efeitos sonoros para os filmes e se estes são essenciais para encher o filme de “realidade” mas não são a banda sonora da película, o mesmo não se pode dizer do disco “The Foley Room” de Amon Tobin. Esta “sala” não só é composta por uma miríade de efeitos sonoros como se deita em fantásticas melodias.

De facto, Amon Tobin (nascido no Rio de Janeiro com a graça de Amon Adonai Santos de Araújo Tobin), juntamente com uma equipa de assistentes saiu à rua e gravou o que lhe pareceu à frente coadjuvado com microfones de alta sensibilidade. Sons de motos, animais, vizinhos a cantar, etc., tudo serviu para construir este disco. Desse ponto ao rendilhado sonoro que ouvimos em “The Foley Room” interpôs-se o trabalho de estúdio: “There's nothing new about field recordings of course. It's obviously been the traditional source material in sampling since the early days, so I'm really going “back to school” on this one”, afirma Amon Tobin.

Nos doze temas de “The Foley Room” mostram-se camadas que não se misturam, antes permanecem paralelas ao longo do fio cronológico que Tobin impôs a cada faixa. Essas camadas, ou o conjunto delas, são “a” música. No entanto, e nunca esperando uma obra simplista de Tobin, cada ingrediente não é único: Uma sandwich com vários tipos de ingredientes que só se misturam no palato/ouvido em tempos diferentes devido à polirritmia com que Amon Tobin trabalha desde há muito e que acaba por ser uma das suas imagens de marca.

Visto que se falou em banda sonora, será interessante fazer exercício de a ligar a um suposto filme; “The Foley Room” seria uma película de suspense, um thriller fantasmagórico onde os teclados aterradores e sujos nos deixariam desconfortáveis aquando da visão de uma mansão decrépita e abandonada e enquadrada num céu escuro e chuvoso. Os seus dignos inquilinos – fantasmas ou personagens paranormais – bailariam ao som esquizofrénico e tortuoso a que Tobin nos submete. “Bloodstone”, faixa inaugural, é um exemplo, bem como em “The Killer's Vanilla” e, para encerrar “At The End Of The Day”. O labor mais rendilhado mostrando o trabalho de ourivesaria atrás dito pode ser ouvido em “Keep Your Distance”, “Foley Room” e “Esther's” onde uma mota irrompe de uma turba sonora.

Tudo serve para fazer música neste “The Foley Room” e o talento confere harmonia e genialidade a quem arrisca assim.

+ info:

Documentários sobre o making of do albúm

domingo, maio 20, 2007

[INFO] Lindstrøm e Prins Thomas no "Essential Mix"

Lindstrøm e Prins Thomas

Lindstrøm e Prins Thomas estiveram presentes num dos melhores programas de rádio dedicados à música de dança e suas derivadas: Este duo norueguês esteve no "Essential Mix" na BBC Radio 1 no dia 6 deste mês.

Durante duas horas desfilaram nomes como Aeroplane, Faze Action, Fleetwood Mac entre muitos outros, mostrando, inclusivé, algumas das suas criações, não só como banda como a solo. Sob o signo do disco e suas derivadas, electrorock e atingindo uma dimensão não só dançável como mental mostraram a lista das seguintes músicas:

Al Usher - Her Today // Misericord
Aeroplane - Aeroplane // Eskimo
Lindstrøm & Solale - Let It Happen // Azuli
In Flagranti - Bipolar // Codek
No Theory - Devils Dance // Sin&Soul
Lindstrøm - Musikal Overtones // Feedelity
Sneak Thief G-String Orchestra - My Sullen Mistress // Klakson
Ytre Rymden Dansskola - Kjappfot (PT Edit) // Full Pupp
Runaway - Shadows // Wurst
Max Mohr - Assonja Swynja // Playhouse
Dettman Vs. Moroder - Quicksand/Utopia Mash // White Label
Faze Action - Stratus Energy // White Label
M-D-Emm - Get Acidic // Transmat
Centrific - Somebody Went To Detroit And All I Got Was The Itchy Hawtins // Drop Bass Network
Fleetwood Mac - You Make Lovin' Fun (Trailmix) // White Label
M E - Rnb Drunkie // Golf Channel
Wild Rumpus - Musical Blaze Up (Rub & Tug Bitches Remix) // Bitches Brew
Chairmen Of The Board - Party // Invictus
(Interlude) Rare Earth - Get Ready (Live Version) // EMI/Motown
Niagara - Sangandongo Part 1 // White Label
Solomun & Stimming - Eiszauber // Diynamic
Still Going - Still Going Theme // DFA
Lindstrøm - Contemporary Fix (Bjørn Torske Remix) // Smalltown Supersound
Nick Chacona - Mariacha // Internasjonal
Lindstrøm & Prins Thomas - Nummer Fire En (Short Edit)

O download do programa pode ser feito aqui no DivShare ou Megaupload em qualidade 192kbps MP3 o que perfaz um ficheiro de cerca de 165 MB

+ info:
» Filter 27
» BBC Radio 1
» Lindstrøm e Prins Thomas

quarta-feira, maio 16, 2007

[INFO] Nailed Skull Records - Nova netlabel nacional

A Nailed Skull Records é uma nova netlabel nacional ligada em exclusividade ao metal. Já lançaram a primeira compilação com participação de várias bandas de metal underground e sob a licença Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Unported da Creative Commons.

"Nailed Skull Records is the first netlabel 100% committed with metal. We’re a team of Portuguese young blood just dying to quaver the whole world with some loud guitar riffs, heavy drums and powerful voices.

As everyone knows, in this digital music age, netlabels spread like a good kind of virus. Despite that, we find it hard to believe that there are only a few netlabel projects exclusively dedicated to metal, a musical genre so loved and so hated at the same time.

But guess what? We love metal and we’re so proud of doing this with the bands that are already working with us and with the several ones we expect to be working with as soon as possible. Without you, fellow musicians, this would be nothing but an unfinished dream.

As Russell Hammond in Cameron Crowe’s Almost Famous, we love everything about music. Music is like a revolutionary power. Music is like an earthquake. Or it could be just a metal music reaching out of a kid sound system. But be sure about something, that kid will never be the same again…

So, my friends, we are here to release and support metal bands doing everything that is possible to spread your art and contribute to your success.

So don’t talk about money, just talk about and listen to music.

Enjoy it. It’s all about art, freedom and great, heavy and loudly metal!"

À Nailed Skull só podemos desejar o maior sucesso!

+ info:
» Nailed Skull Records

segunda-feira, maio 14, 2007

[INFO] Novo disco dos Coldfinger

Os Colfinger já têm sucessor de "Sweet moods and interludes" datado de 2002. "Supaficial" já está pronto para ser lançado nas lojas juntamente com o single "Supafacial". Esta faixa sofreu ainda, uma remistura por Freestep que poderá ouvida (tal como o single do disco) no MySpace da banda.

Os Coldfinger, editados pela Lisbon City Records, apresentam ainda um videoclip que nos mostra uma sonoridade diferente daquela que nos tinham habituado. De facto, parece que PJ Harvey chegou e tomou conta do som apresentado por Margarida Pinto e Miguel Cardona. O vídeo, realizado por Rui de Brito e produzido por Krypton mostra algumas semelhanças com a estética de PJ Harvey da altura do seu disco "Stories From The City, Stories From The Sea".



+info:
» MySpace dos Coldfinger

sábado, maio 12, 2007

[INFO] Entrevista ao Bonde do Rolê



O Bonde do Rolê, "um trio curitibano que mistura samplers de rock oitentista, de bandas como AC/DC e Alice in Chains, com as batidas típicas do funk carioca" esteve na Galeria Zé dos Bois.

Diz quem foi que a banda arrasou. Para quem não foi fica aqui uma entrevista ao trio brasileiro feita pelo Cotonete onde se discutem influências, caminhos, atitutes e o futuro da banda: "Os Bonde do Rolê são um fenómeno no panorama da internacionalização do funk carioca. Aquilo que surgiu como uma espécie de brincadeira entre três amigos, reunidos em Curitiba - Rodrigo Gorky, Pedro D' Eyrot (DJs e produtores) e Marina Ribatski (vocalista) - acabou por despertar a atenção de críticos nacionais e internacionais, bem como de outros artistas de renome, como é o caso do dj norte-americano Diplo, que lançou pela sua editora (Mad Decent) um CD promo do grupo brasileiro." Lêr mais.

quinta-feira, maio 10, 2007

[INFO] HYPNOTIKCIRCUIT & ENOUGH RECORDS



A netlabel enough records está activíssima com várias noites já programadas que irão ter lugar na Fábrica do Som (Avenida Rodrigues de Freitas 27, Porto). Estas noites terão como temática o "electroindustrial", "dark ambient" e "electroshit". O cartaz acima ilustra o primeiro tema com organização repartida entre a enough e o hipnotikcircuit. 

Demoshow
ps [Gaia] (MySpace)
ps, membro activo há quase 10 anos da demoscene portuguesa, irá mostrar o que de melhor e mais interessante se tem produzido neste cenário, internacionalmente, com um demoshow de cerca de uma hora. Uma demo é uma animação audiovisual renderizada em tempo real, desenvolvida por grupos de indivíduos que pretendem mostrar as suas capacidades técnicas e artísticas puxando pelas capacidades do computador.

Live Act
PsychotekTrauma [Porto] (MySpace)
PsychotekTrauma é um projecto que vê a luz em Outubro de 2006, pelas mãos de _.:¨'I.S.K'¨:._. Em finais de Dezembro recruta _.:¨'N.P.K'¨:._ para as vozes e Nelson K. e Psycho Mantis para as prestações ao vivo. A sonoridade encaixa-se no estilo Harsh Electro / Industrial, numa veia sonora próxima de Grendel, Reaper ou Aslan Faction. Neste momento a banda encontra-se em fase de preparação do lançamento do EP "Human" através da enoughrecords e prepara uma série de concertos.

Dj Set
[Replycant]
Replycant aka Leonel Silva membro fundador e único "sobrevivente" da nsi-online. Responsável ao lado de Dalila Branco pelo programa de rádio semanal Catedral de Lágrimas. A divulgar a música industrial e electrónica desde 1999, quer através de criticas a discos e entrevistas (Suicide Commando, Wave in Head...), bem como pela promoção de concertos (Cenobita, Dioxyde..) e dj sets (Trilogia, On Off, Fábrica de Som...). Como é habitual irá explorar nesta noite a electrónica e o industrial nas suas mais variadas vertentes.

Dj Set
Luiz Soncini
Há 13 anos que o Dj Luiz Soncini desenvolve os seus projectos nas cabines dos mais importantes clubes de São Paulo e também fora dela no que tange a organização e promoção de eventos, publicação de fanzines e divulgação do cenário alternativo. Em 2004 desembarca em Portugal e continua a trabalhar em seus projectos principalmente através das noites Bouquet of Dreams, festa realizada em Vila Nova de Gaia e como repórter da revista Elegy Ibérica. Apesar do ecletismo de estilos musicais, para a festa desta sexta, a promessa fica para o melhor da Música Electrónica Alternativa.

+ info:
» Enough records
» Fábrica do som

quarta-feira, maio 09, 2007

[INFO] Nova loja da Matéria Prima em Lisboa

A gerência dos discos Matéria Prima vai abrir uma nova loja em Lisboa, no Chiado. A loja, distribuidora e promotora de eventos com "quartel-general" no Porto passa a ter uma nova "casa" na capital. Como escrito no comunicado, no dia 10 de Maio vai encerrar a loja no Porto para o pessoal vir até Lisboa fazer a inauguração.

A Matéria Prima dá enfase a discos de electrónica e sonoridades afins, arte, publicações variadas e promove eventos. Por isso, e por muito mais, só lhes podemos desejar o maior sucesso!

Convite Abertura Matéria Prima Lisboa

"Por esta altura já se sente o nervoso miudinho e o nó nas tripas. Sem francesinhas isto não é assim tão simples mas para equilibrar temos sempre os pastéis. A aventura não é algo que nos soa estranho mas desta vez falamos num “upgrade” capital – não tão radical como uma cirurgia plástica mas o suficiente para provocar estranheza.

Há já um ano que se prepara este momento e agora não há volta a dar-lhe. As peças estão todas no local e o ritmo de montagem prevê um serviço completo em tempo rés-vés campo de ourique ou melhor será dizer: rés-vés rua das flores ao chiado.

Quem perguntar por objectivos, não terá uma resposta afinada – a função de “contraforte” é a que melhor define esta aposta; continuar a exploração musical e suas provocações entre os meios visuais; completar cada vez mais a oferta regada pontualmente com um bom vinho. Há muita coisa para dizer e muita mais para escutar.

Não prometemos artistas internacionais.......mas garantimos convivio salutar com pronuncia do norte, discos frescos, literatura avulsa, vinhos das melhores proveniencias e guloseimas generosas.

P.S. - a primeira loja (Porto), encerrará durante a quinta-feira 10 de Maio."

+info:
» Convite

terça-feira, maio 08, 2007

[NFO] Novo disco de Rocky Marsiano



O novo disco de Rocky Marsiano está na forja. Esperado em Setembro, o músico agora a morar na Holanda, o trabalho continua com base na MPC e os concertos ao vivo têm a participação de Rodrigo Amado, André Fernandes, T One e Ride juntamente com Rocky Marsiano (D-Mars).

O Hit da Breakz faz uma excelente entrevista a Rocky Marsiano navegando pelo trabalho actual, o disco "The Pyramid Sessions" e pela sua faceta de digger.

+ info:
» Entrevista
» MySpace de Rocky Marsiano

domingo, maio 06, 2007

[PODCAST] Emissão 8



Está de regresso o "Em Terra De Surdos Quem Tem Um Ouvido... É Rei", naquela que é a 8ª emissão do podcast Otites.

A música é um dos melhores meios de mostrar e fazer sentir emoções. Tanta e tanta gente associa a música a "alegria", "calma", "amor" e "felicidade". E tanta tanta gente que aí encontra um meio de explorar ao máximo os maravilhosos sentimentos de "depressão", "angústia", "dor" e "desespero". E são estes os maravilhosos sentimentos que vamos poder encontrar em mais uma emissão obscura e doentia.

[Nota: se hoje é uma daqueles dias em que estás naquela dúvida se deves ou não suicidar-te... ouve esta emissão só amanhã... é melhor assim...]

Clicar na capa para aumentar e ver a playlist.
Carregar em “Feed” para subscrever as emissões.
Comentários, sugestões e material para apreciação (CDs, MP3 e outros) são bem-vindos.
Mais informações sobre o podcast aqui.

Duração: 30:38 (28,7MB)

Download . Ouvir . Feed

quarta-feira, maio 02, 2007

[INFO] Mojo Books: Música e Livros juntos

Ricardo Giassetti e Danilo Corci

A música e as letras (sensu lato) andaram sempre de mão dada, alimentando-se mutuamente. Se assim é, porque não levar essa relação mais longe e fomentar uma ligação de quase “parasitismo”? Ou seja, se um disco pudesse ser convertido em palavras, que histórias contaria?

A Mojo Books, divisão literária da Revista Speculum, edita livros electrónicos gratuitos em formato PDF sendo o processo de criação similar ao de uma edição convencional. Para produzir um e-book, o escritor escolhe um disco, transforma-o numa história de ficção, com revisão e paginação. “A ideia do processo é extrair o mojo dos discos, ou seja, e sua essência. Os livros que criamos não têm banda sonora”, explicam Ricardo Giassetti de 35 anos e Danilo Corci de 31, os mentores deste projecto. Mais ainda, e para que não subsistam duvidas, “os livros não fazem menção directa às letras, aos músicos ou à história da banda. Eles são independentes. Qualquer um pode ler a história sem conhecer a banda”, diz Corci, “a referência ao disco deve ser mantida no campo da inspiração, ou seja, não são permitidas referências directas às letras das músicas, traduções ou versões” sublinham. Para propor um livro basta seguir estas instruções.

Como resultado final podemos conceber o livro editado como uma “banda literária” ou “argumento do disco” escolhido: Ainda que independente, o e-book, está intimamente ligado ao disco em questão sendo proposta a sua leitura ouvindo o albúm.

Esta leitura para os ouvidos já leva 21 edições passeando por uma grande variedade de artistas como Depeche Mode, New Order, The Beatles, Portishead, Pixies, Lou Reed, Bauhaus, DJ Shadow, Deee Lite entre outros.

+ info:
» Mojo Books
» Speculum

 

 

 

Informação sobre o blog (para ler aquando da primeira visita a este blog)

 

Email:

 

 

(Instruções: o que é e o que é preciso fazer?)

 

Emissões:

Podcast 1

Podcast 2

Podcast 3

Podcast 4 (emissão especial)

Podcast 5

Podcast 6

Podcast 7

Podcast 8

Podcast 9

Podcast 10

Podcast 11

Podcast 12

Podcast 13

Podcast 14

Podcast 15

Podcast 16

Podcast 17

Podcast 18

Podcast 19

Podcast 20

 

 

outubro 2004

novembro 2004

dezembro 2004

janeiro 2005

fevereiro 2005

março 2005

abril 2005

maio 2005

junho 2005

julho 2005

agosto 2005

setembro 2005

outubro 2005

novembro 2005

dezembro 2005

janeiro 2006

fevereiro 2006

março 2006

abril 2006

maio 2006

junho 2006

julho 2006

agosto 2006

setembro 2006

outubro 2006

novembro 2006

dezembro 2006

janeiro 2007

fevereiro 2007

março 2007

abril 2007

maio 2007

junho 2007

julho 2007

agosto 2007

setembro 2007

outubro 2007

novembro 2007

dezembro 2007

janeiro 2008

fevereiro 2008

março 2008

abril 2008

maio 2008

junho 2008

julho 2008

agosto 2008

setembro 2008

outubro 2008

novembro 2008

dezembro 2008

fevereiro 2009

março 2009

abril 2009

maio 2009

junho 2009

julho 2009

agosto 2009

outubro 2009

novembro 2009

dezembro 2009

janeiro 2010

Current Posts

 

 

 

[PODCAST] Emissão 20

 

[OPINIÃO] Newsletter da Flur

 

[INFO] Novo tema dos Portishead

 

[OPINIÃO] Entrevista a António Sérgio pelo Vítor J...

 

[CONCERTO] Muse ao vivo no Pavilhão Atlântico

 

[INFO] Sites e música a rodos

 

[INFO] "Bohemian Rhapsody" pelos Marretas

 

[INFO] Duo Siqueira Lima

 

[OPINIÃO] António Sérgio

 

[INFO] Steppas Deligh Vol. 2

 

 

 

 

Posts referentes aos discos mais marcantes de cada redactor do "otites":

 

Juiz:

[DISCO(s): marcante(s)] “Três Selecções

 

Work Buy Consume Die:

[DISCO: marcante] “Blue Lines” Massive Attack

 

Rudi:

[disco mais marcante] "Specials" The Specials

 

Serebelo:

[Disco mais marcante] "Hope Blister" ...smile´s ok

 

Escrito:

[discos mais marcantes] Três selecções

 

Kid Cavaquinho:

[disco mais marcante] Alpha - Come From Heaven

 

CrazyMaryGold:

[discos mais marcantes] Incunabula & Amber...

 

 

Work Buy Consume Die:

 

Escrito:

Rudi:

The English Beat - Beat This
Erode - Tempo Che Non Ritorna
Dance Hall Crashers - 1989-1992 (1993)
One Step Beyond - 45 Classic Ska Hits
The Redskins - Neither Washington Nor Moscow

 

Serebelo:

Tom Zé - Imprensa Cantada

Gorillaz - Demon Days

Bloc Party - Silent Alarm

Arcade Fire - Funeral

!!! - Louden Up Now

 

Kid Cavaquinho:

Africa Funk - Vol. 1

Cubanismo! - Malembe

Gor - Crosaides

Zeca Afonso - Galinhas do mato

Rão Kyao - Porto alto

 

 

 

1 Pouco Mouco

Alta Fidelidade

A Big Black Boat

A Vítima Respira

Braindance

Bitlogger!

Caixa de Ritmos

Clube de Fans do José Cid

Crónicas da Terra

Dance Not Dance

Deep & Lounge

Easy M

Electro-Lights

Electroshocker

Error_404

Grooves Clash

Hit Da Breakz

Intervenções Sonoras

Juramento Sem Bandeira

Major Eléctrico

Mundo Urbano

Música Digital

Music Producer Center

Notas Agudas

O Puto – O Tipo – O Tóto

O Som e a Fúria

Orelha do Ano

Pautas Desafinadas

Percepções

Play On Tape

Quark! Quark!

Queridos Anos 80

R.B.S.

Rádio Tranquera

Revoluções por Minuto

Rita Carmo

Rock em Portugal

Sound + Vision

The Tracker

 

Powered by Blogger

Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com

[Buy Opera!]

Get Firefox!

Get Thunderbird

Last FM

ouvidos abusados