[Disco mais marcante] "Hope Blister" ...smile´s ok
|
"...smile's ok"- THE HOPE BLISTER, 1998, 4AD
Um diamante. Polido com uma delicadeza apenas comparável ao seu requinte. São oito faces, cada uma na forma de uma música, cada uma cristalina, límpida mais ainda que aquelas que lhe deram origem. Sim, porque este é também um disco de versões, no seu sentido mais preciso.
Para melhor explicar e deixar a crueza dos factos para trás, este é um projecto de características fraternas àquele que dava pelo nome de This Mortal Coil (TMC). É-nos, aliás, anunciado como "...sort of a sequel to TMC", sendo que o que mais os distingue é que aqui existe apenas uma voz e um conjunto fixo de instrumentistas, o que para quem conhece os TMC, saberá decerto não ser aí o caso. Desta formação estável surge assim uma obra coerente, onde cada música ocupa um espaço intricadamente indissociável daquele que as restantes ocupam. Uno, o que neste caso marca a diferença.
As versões que passam por nomes como David Sylvian, Brian Eno ou Jonh Cale, reflectem o extremo bom gosto de quem fez o favor de idealizar e lançar esta obra. Obrigado Sr. Ivo Watts-Russell[1].
A elegância, uma das propriedades intrínsecas deste albúm, reflecte-se, como não podia deixar de ser, no aprumo com que todo o trabalho gráfico nos é apresentado. É quase um lugar comum referir esta característica quando se mencionam as edições da 4AD, mas é sempre reconfortante sentir que seis anos passados, quer o visual, quer o por lá se ouve e sente continuam a fazer-nos acreditar que não há nada como um disco assim.
Finalmente, fica deixo a minha sugestão para o acompanhamento. Este disco é sem dúvida para saborear com amigos íntimos, aqueles a quem o mútuo silêncio não incomoda. Dois cálices de Fonseca, Vintage, colheita de 94, para desgustar calmamente nos cerca de três quartos de hora que este disco ocupa, ao entardecer prenunciador de uma noite de invernia. Vê-se bem daqui, pelas nuvens ao largo da costa.
[1] Todos os agredecimentos deste mundo, não só por isto mas igualmente pelo imenso catálogo de que a 4AD se pode, justificadamente, orgulhar.
Info sobre Hope Blister