segunda-feira, janeiro 29, 2007

[INFO] RATM juntos novamente!



Os Rage Against The Machine vão regressar aos palcos, cerca de sete anos depois da sua separação. O acontecimento terá lugar no festival Coachella, na Califórnia, E.U.A., no último dia do festival, ou seja, 29 de Abril. Os RATM vão ser cabeças-de-cartaz, e consequentemente cabem-lhes as honras de encerrar em grande este festival, que conta com nomes como Sonic Youth Red Hot Chilli Peppers, Arctic Monkeys, entre muitos outros. O preço do passe para os três dias é de 250 US$ (cerca de 192 euros).

Vamos esperar para ver se a reunião é apenas para este festival, ou se (como muitos certamente esperam) é para durar.

sexta-feira, janeiro 19, 2007

[INFO] Jornal "UM" em dificuldades



Começar o ano com notícias destas é realmente triste. Através do "Divergências" sabe-se que "A direcção do jornal de música e artes "Um" decidiu colocar a publicação em suspenso por falta de publicidade." No blogue do Jorge Manuel Lopes, "A Vítima Respira" pode-se lêr ainda «A publicação do UM foi suspensa.

A suspensão deve-se à ausência, neste momento, de soluções económicas que viabilizem a continuação da sua publicação nos moldes actuais.

Um jornal gratuito como o UM necessita de investimento publicitário para viver. A publicidade que têm visto nas nossas páginas não chega para que o jornal se sustente.

Uma decisão definitiva sobre o destino do UM depende das respostas de entidades que demonstraram interesse em aqui investir publicitariamente. Essas respostas deverão surgir a muito curto prazo.

No meio de tudo isto há aquela coisa da vida, que tem de seguir em diante, com mais ou menos incertezas pelo meio.»

+ info:

[INFO] Music Box Lisboa


No antigo Texas Bar, apresenta-se um espaço que tem tudo para ser «a nova coqueluche das noites lisboetas. Associado à editora de discos Transformadores, o Music Box aposta em concertos de artistas nacionais e internacionais (bandas e DJ´s) e na projecção de vídeos, documentários e filmes num grande ecrã. Com uma nova intervenção a nível de arquitectura de interiores, o Music Box é um espaço cultura que promete dinamizar um dos pólos nocturnos mais promissores da capital.»

Neste mês temos Flak com Rádio Macau, Double D Force, Jorge Palma entre outros. Aliás, é Jorge Palma que «inicia em Janeiro a rúbrica "Songs from outer space" que pretende desafiar todos os meses, diferentes artistas a interpretar músicas dos seus autores de referência. Este cantor é o primeiro convidado, apresentando-se em três sessões (duas em Janeiro e uma no mês de Fevereiro). Na primeira actuação, dia 11 de Janeiro, convida Flak (Rádio Macau) e os Micro Áudio Waves para partilharem o palco, dia 25 conta com a presença de Manuel João Vieira. Nestes espectáculos, Palma interpreta temas de Bob Dylan, Leonard Cohen, Paul Simon, Tom Waits, Rolling Stones e Neil Young, autores que o marcaram e influenciaram musicalmente.»

+info:

quarta-feira, janeiro 10, 2007

[REPORTAGEM] O bebé da capa de "Nevermind"

Cover do Nevermind Spencer Elden
As divagações dão em interrogações. As perguntas são formuladas e o Google espera por nós. Lembrei-me no outro dia que o “Nevermind” dos Nirvana já devia ter sido lançado há cerca de catorze ou quinze anos. Veio-me à memória a capa de um dos discos que, invariavelmente, acompanhava o adolescente típico dos anos 90 e lembrei-me do bebé na mesma. Onde estaria? Será um ilustre desconhecido?

O bebé de quatro meses que, juntamente com uma nota de dólar presa num anzol, fazem a capa de “Nevermind”, tem agora 15 anos (nasceu em 1991) e chama-se Spencer Elden. Como foi parar à capa de um dos mais emblemáticos discos dos anos 90? Pelo que se mostra, de forma, aparentemente simples.

Kurt Cobain queria uma imagem de um bebé a nascer na água (depois de ter visto um documentário sobre o assunto) tendo a tal nota no anzol à frente do bebé. Como obter uma fotografia dessas era muito dispendioso a banda optou por contratar um fotógrafo, Kirk Weddle, que pediu a um casal de amigos, Rick e Renata Elden, que deixassem fotografar o filho, Spencer Elden de então quatro meses, dentro de uma piscina (a nota, anzol e fio foram acrescentados posteriormente). A mãe de Spencer, comenta: "Foi muito rápido. Estávamos ambos dentro da água com o bebé. Soltei-o dentro da água três vezes e Kirk conseguiu a imagem definitiva após tirar apenas uma dúzia de fotos."

Em relação à remuneração deste “trabalho” as opiniões dividem-se: Há quem argumente que o casal terá recebido 200 dólares, mas a maioria das fontes na Internet apontam que o pagamento foi feito mais tarde, mais precisamente, quando a banda ganhou o disco de platina com as vendas de “Nevermind” oferecendo este disco comemorativo ao rapaz. Após apreciarem a fotografia Kurt Cobain e Courtney Love concordaram em levar Spencer Elden a jantar quando fosse mais velho.


Em 2001, aquando do 10º aniversário de "Nevermind" e do lançamento do box-set póstumo "Nirvana", a revista Rolling Stone recriou a foto de Spencer Elden, agora com onze anos e nadando juntamente com uma nota de 10 dólares. O fotógrafo foi novamente Kirk Wedesta vez o modelo recebeu 140 dólares pelo seu trabalho. Uma nova recriação de Nevermind, mas desta vez com Bart Simpson no lugar do protagonista, foi realizada por esta revista.

Spencer Elden re-apareceu numa capa de um disco em 2003. No booklet de “The dragon experience” dos Skinny Puppy aparece numa imagem sendo atingido por um raio.

terça-feira, janeiro 02, 2007

[INFO] Os melhores de 2006

Chegados a esta altura, as listas, rankings e tops impõem-se. Este ano não é excepção e com muitas variáveis como ingredientes: Além do hype gerado pelo aparecimento do dubstep, do lançamento de bastantes “Best Of” e do retorno às edições de alguns artistas que estiveram tempo sem editar também houve música nova.

2006 foi “o” ano do dubstep. Edições de longa duração como as de Burial, Boxcutter, Skream e Kode9 & The Spaceape colocaram no mapa aquilo que Londres já tinha cartografado a partir de 2004. Com esta dinâmica a ser alimentada, também, com os EPs “Skreamizm Vol.1” e “Skreamizm Vol.2” de Skream, fez-se a primeira festa com estas sonoridades em Portugal, o Festival Roots. & Routes 2006.

As edições “Best Of”, mais que lições de história ou investigações sonoras, tornaram-se (e não de agora) vacas gordas das editoras. Com lançamentos mais ou menos insípidos como “Go” de Moby e “Why Try Harder?” de Fat Boy Slim, edições interessantes como “It’s A Feedelity Affair” de Lindstrom e propostas esmagadoras como “Collected” dos Massive Attack e “Blue Potential” de Jeff Mills e a Montpellier Philarmonic Orchestra (mais uma reinterpretação que um “Best Of”) temos outras compilações como a “Dubstep All Stars Vol.4”, “Sacred Symbols Of Mu” da editora de Mike Paradinas e as deliciosas “The DFA Remixes: Chapter One & Two”.

Voltaram às edições Squarepusher com o atraente “Hello Everything”, os Gaiteiros de Lisboa com “Sátiro”, os Boards Of Canada que após um hiato de 3 anos editaram “The Campfire Headphase”, Herbert com o surpreendente “Scale”, DJ Shadow com “The Outsider” uma das desilusões do ano, Silent Poets com “Sun”, Quantic com “An Announcement To Answer” e Sam The Kid com “Pratica(mente)” a mostrar profissionalismo, arrojo e frescura no hip-hop nacional entre outros.

Para resumir tudo aqui ficam dez discos que marcaram o ano de 2006:

1. Boards of Canada – The Campfire Headphase
2. Trentmoller – The Last Resort
3. Gnarls Barcley – St. Elsewhere
4. Burial – Burial
5. Fujiya & Miyagi - Transparent things
6. Kode9 & The Spaceape - Memories Of The Future
7. Massive Attack - Collected
8. Silent Poets – Sun
9. Nicole Willis & The soul investigators - Keep reachin' up
10. Quantic - An Announcement To Answer

A disseminação do netaudio continuou a sua evolução positiva, embora o ano da sua efectiva implantação tivesse sido em 2005. No entanto, a formalização deste “sistema”, através de concertos e festivais de artistas que lançam em netlabels, foi um facto, principalmente com a exposição de bandas como os Lobster, Goodbye Toulouse ou Frango. Em Portugal a Testube será, a par da Mimi e da Merzbau, a netlabel mais profícua opondo-se à estagnação da You Are Not Stealing Records, que apesar de múltiplas edições ficaram concentradas no ínicio do ano.

Aqui ficam dez sugestões de discos (albuns e compilações) que marcam o ano de 2006. Para obter os discos basta clicar no link:

1. Motionfield - Notherlights [tube035]
2. Maus - Recogniser [drift004]
3. Landfill - Panorama de uma vida normal [tube053]
4. Abyssal Plains - Chimera [kahvi187]
5. Affective Disorder - St. Dizier at Night [kahvi188]
6. Fieldtripq - Old Haunts [EAR026]
7. Silo Romano - Pollyanna EP [exp029]
8. Micronaut - Du Und Ich Sind Wir [nore009]
9. Chenard Walcker - The Pusher [fsz050]
10. Milieu - Gunkajima LP [exp017]

Compilações:
VA - Progressive Folk [SJSLP_5401]
VA - Saudade V.A. from Atlantic Coast [Mi050]
VA - Sweeeglade [laridae020]

 

 

 

Informação sobre o blog (para ler aquando da primeira visita a este blog)

 

Email:

 

 

(Instruções: o que é e o que é preciso fazer?)

 

Emissões:

Podcast 1

Podcast 2

Podcast 3

Podcast 4 (emissão especial)

Podcast 5

Podcast 6

Podcast 7

Podcast 8

Podcast 9

Podcast 10

Podcast 11

Podcast 12

Podcast 13

Podcast 14

Podcast 15

Podcast 16

Podcast 17

Podcast 18

Podcast 19

Podcast 20

 

 

outubro 2004

novembro 2004

dezembro 2004

janeiro 2005

fevereiro 2005

março 2005

abril 2005

maio 2005

junho 2005

julho 2005

agosto 2005

setembro 2005

outubro 2005

novembro 2005

dezembro 2005

janeiro 2006

fevereiro 2006

março 2006

abril 2006

maio 2006

junho 2006

julho 2006

agosto 2006

setembro 2006

outubro 2006

novembro 2006

dezembro 2006

janeiro 2007

fevereiro 2007

março 2007

abril 2007

maio 2007

junho 2007

julho 2007

agosto 2007

setembro 2007

outubro 2007

novembro 2007

dezembro 2007

janeiro 2008

fevereiro 2008

março 2008

abril 2008

maio 2008

junho 2008

julho 2008

agosto 2008

setembro 2008

outubro 2008

novembro 2008

dezembro 2008

fevereiro 2009

março 2009

abril 2009

maio 2009

junho 2009

julho 2009

agosto 2009

outubro 2009

novembro 2009

dezembro 2009

janeiro 2010

Current Posts

 

 

 

[PODCAST] Emissão 20

 

[OPINIÃO] Newsletter da Flur

 

[INFO] Novo tema dos Portishead

 

[OPINIÃO] Entrevista a António Sérgio pelo Vítor J...

 

[CONCERTO] Muse ao vivo no Pavilhão Atlântico

 

[INFO] Sites e música a rodos

 

[INFO] "Bohemian Rhapsody" pelos Marretas

 

[INFO] Duo Siqueira Lima

 

[OPINIÃO] António Sérgio

 

[INFO] Steppas Deligh Vol. 2

 

 

 

 

Posts referentes aos discos mais marcantes de cada redactor do "otites":

 

Juiz:

[DISCO(s): marcante(s)] “Três Selecções

 

Work Buy Consume Die:

[DISCO: marcante] “Blue Lines” Massive Attack

 

Rudi:

[disco mais marcante] "Specials" The Specials

 

Serebelo:

[Disco mais marcante] "Hope Blister" ...smile´s ok

 

Escrito:

[discos mais marcantes] Três selecções

 

Kid Cavaquinho:

[disco mais marcante] Alpha - Come From Heaven

 

CrazyMaryGold:

[discos mais marcantes] Incunabula & Amber...

 

 

Work Buy Consume Die:

 

Escrito:

Rudi:

The English Beat - Beat This
Erode - Tempo Che Non Ritorna
Dance Hall Crashers - 1989-1992 (1993)
One Step Beyond - 45 Classic Ska Hits
The Redskins - Neither Washington Nor Moscow

 

Serebelo:

Tom Zé - Imprensa Cantada

Gorillaz - Demon Days

Bloc Party - Silent Alarm

Arcade Fire - Funeral

!!! - Louden Up Now

 

Kid Cavaquinho:

Africa Funk - Vol. 1

Cubanismo! - Malembe

Gor - Crosaides

Zeca Afonso - Galinhas do mato

Rão Kyao - Porto alto

 

 

 

1 Pouco Mouco

Alta Fidelidade

A Big Black Boat

A Vítima Respira

Braindance

Bitlogger!

Caixa de Ritmos

Clube de Fans do José Cid

Crónicas da Terra

Dance Not Dance

Deep & Lounge

Easy M

Electro-Lights

Electroshocker

Error_404

Grooves Clash

Hit Da Breakz

Intervenções Sonoras

Juramento Sem Bandeira

Major Eléctrico

Mundo Urbano

Música Digital

Music Producer Center

Notas Agudas

O Puto – O Tipo – O Tóto

O Som e a Fúria

Orelha do Ano

Pautas Desafinadas

Percepções

Play On Tape

Quark! Quark!

Queridos Anos 80

R.B.S.

Rádio Tranquera

Revoluções por Minuto

Rita Carmo

Rock em Portugal

Sound + Vision

The Tracker

 

Powered by Blogger

Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com

[Buy Opera!]

Get Firefox!

Get Thunderbird

Last FM

ouvidos abusados