[INFO] RATM juntos novamente!
|
Os Rage Against The Machine vão regressar aos palcos, cerca de sete anos depois da sua separação. O acontecimento terá lugar no festival Coachella, na Califórnia, E.U.A., no último dia do festival, ou seja, 29 de Abril. Os RATM vão ser cabeças-de-cartaz, e consequentemente cabem-lhes as honras de encerrar em grande este festival, que conta com nomes como Sonic Youth Red Hot Chilli Peppers, Arctic Monkeys, entre muitos outros. O preço do passe para os três dias é de 250 US$ (cerca de 192 euros). Vamos esperar para ver se a reunião é apenas para este festival, ou se (como muitos certamente esperam) é para durar.
sexta-feira, janeiro 19, 2007
[INFO] Jornal "UM" em dificuldades
|
Começar o ano com notícias destas é realmente triste. Através do "Divergências" sabe-se que "A direcção do jornal de música e artes "Um" decidiu colocar a publicação em suspenso por falta de publicidade." No blogue do Jorge Manuel Lopes, "A Vítima Respira" pode-se lêr ainda «A publicação do UM foi suspensa.
A suspensão deve-se à ausência, neste momento, de soluções económicas que viabilizem a continuação da sua publicação nos moldes actuais.
Um jornal gratuito como o UM necessita de investimento publicitário para viver. A publicidade que têm visto nas nossas páginas não chega para que o jornal se sustente.
Uma decisão definitiva sobre o destino do UM depende das respostas de entidades que demonstraram interesse em aqui investir publicitariamente. Essas respostas deverão surgir a muito curto prazo.
No meio de tudo isto há aquela coisa da vida, que tem de seguir em diante, com mais ou menos incertezas pelo meio.»
+ info:
[INFO] Music Box Lisboa
|
Neste mês temos Flak com Rádio Macau, Double D Force, Jorge Palma entre outros. Aliás, é Jorge Palma que «inicia em Janeiro a rúbrica "Songs from outer space" que pretende desafiar todos os meses, diferentes artistas a interpretar músicas dos seus autores de referência. Este cantor é o primeiro convidado, apresentando-se em três sessões (duas em Janeiro e uma no mês de Fevereiro). Na primeira actuação, dia 11 de Janeiro, convida Flak (Rádio Macau) e os Micro Áudio Waves para partilharem o palco, dia 25 conta com a presença de Manuel João Vieira. Nestes espectáculos, Palma interpreta temas de Bob Dylan, Leonard Cohen, Paul Simon, Tom Waits, Rolling Stones e Neil Young, autores que o marcaram e influenciaram musicalmente.»
+info:
quarta-feira, janeiro 10, 2007
[REPORTAGEM] O bebé da capa de "Nevermind"
|
As divagações dão em interrogações. As perguntas são formuladas e o Google espera por nós. Lembrei-me no outro dia que o “Nevermind” dos Nirvana já devia ter sido lançado há cerca de catorze ou quinze anos. Veio-me à memória a capa de um dos discos que, invariavelmente, acompanhava o adolescente típico dos anos 90 e lembrei-me do bebé na mesma. Onde estaria? Será um ilustre desconhecido?
O bebé de quatro meses que, juntamente com uma nota de dólar presa num anzol, fazem a capa de “Nevermind”, tem agora 15 anos (nasceu em 1991) e chama-se Spencer Elden. Como foi parar à capa de um dos mais emblemáticos discos dos anos 90? Pelo que se mostra, de forma, aparentemente simples.
Kurt Cobain queria uma imagem de um bebé a nascer na água (depois de ter visto um documentário sobre o assunto) tendo a tal nota no anzol à frente do bebé. Como obter uma fotografia dessas era muito dispendioso a banda optou por contratar um fotógrafo, Kirk Weddle, que pediu a um casal de amigos, Rick e Renata Elden, que deixassem fotografar o filho, Spencer Elden de então quatro meses, dentro de uma piscina (a nota, anzol e fio foram acrescentados posteriormente). A mãe de Spencer, comenta: "Foi muito rápido. Estávamos ambos dentro da água com o bebé. Soltei-o dentro da água três vezes e Kirk conseguiu a imagem definitiva após tirar apenas uma dúzia de fotos."
Em relação à remuneração deste “trabalho” as opiniões dividem-se: Há quem argumente que o casal terá recebido 200 dólares, mas a maioria das fontes na Internet apontam que o pagamento foi feito mais tarde, mais precisamente, quando a banda ganhou o disco de platina com as vendas de “Nevermind” oferecendo este disco comemorativo ao rapaz. Após apreciarem a fotografia Kurt Cobain e Courtney Love concordaram em levar Spencer Elden a jantar quando fosse mais velho.
Em 2001, aquando do 10º aniversário de "Nevermind" e do lançamento do box-set póstumo "Nirvana", a revista Rolling Stone recriou a foto de Spencer Elden, agora com onze anos e nadando juntamente com uma nota de 10 dólares. O fotógrafo foi novamente Kirk Wedesta vez o modelo recebeu 140 dólares pelo seu trabalho. Uma nova recriação de Nevermind, mas desta vez com Bart Simpson no lugar do protagonista, foi realizada por esta revista.
Spencer Elden re-apareceu numa capa de um disco em 2003. No booklet de “The dragon experience” dos Skinny Puppy aparece numa imagem sendo atingido por um raio.
terça-feira, janeiro 02, 2007
[INFO] Os melhores de 2006
|
2006 foi “o” ano do dubstep. Edições de longa duração como as de Burial, Boxcutter, Skream e Kode9 & The Spaceape colocaram no mapa aquilo que Londres já tinha cartografado a partir de 2004. Com esta dinâmica a ser alimentada, também, com os EPs “Skreamizm Vol.1” e “Skreamizm Vol.2” de Skream, fez-se a primeira festa com estas sonoridades em Portugal, o Festival Roots. & Routes 2006.
As edições “Best Of”, mais que lições de história ou investigações sonoras, tornaram-se (e não de agora) vacas gordas das editoras. Com lançamentos mais ou menos insípidos como “Go” de Moby e “Why Try Harder?” de Fat Boy Slim, edições interessantes como “It’s A Feedelity Affair” de Lindstrom e propostas esmagadoras como “Collected” dos Massive Attack e “Blue Potential” de Jeff Mills e a Montpellier Philarmonic Orchestra (mais uma reinterpretação que um “Best Of”) temos outras compilações como a “Dubstep All Stars Vol.4”, “Sacred Symbols Of Mu” da editora de Mike Paradinas e as deliciosas “The DFA Remixes: Chapter One & Two”.
Voltaram às edições Squarepusher com o atraente “Hello Everything”, os Gaiteiros de Lisboa com “Sátiro”, os Boards Of Canada que após um hiato de 3 anos editaram “The Campfire Headphase”, Herbert com o surpreendente “Scale”, DJ Shadow com “The Outsider” uma das desilusões do ano, Silent Poets com “Sun”, Quantic com “An Announcement To Answer” e Sam The Kid com “Pratica(mente)” a mostrar profissionalismo, arrojo e frescura no hip-hop nacional entre outros.
Para resumir tudo aqui ficam dez discos que marcaram o ano de 2006:
1. Boards of Canada – The Campfire Headphase
2. Trentmoller – The Last Resort
3. Gnarls Barcley – St. Elsewhere
4. Burial – Burial
5. Fujiya & Miyagi - Transparent things
6. Kode9 & The Spaceape - Memories Of The Future
7. Massive Attack - Collected
8. Silent Poets – Sun
9. Nicole Willis & The soul investigators - Keep reachin' up
10. Quantic - An Announcement To Answer
A disseminação do netaudio continuou a sua evolução positiva, embora o ano da sua efectiva implantação tivesse sido em 2005. No entanto, a formalização deste “sistema”, através de concertos e festivais de artistas que lançam em netlabels, foi um facto, principalmente com a exposição de bandas como os Lobster, Goodbye Toulouse ou Frango. Em Portugal a Testube será, a par da Mimi e da Merzbau, a netlabel mais profícua opondo-se à estagnação da You Are Not Stealing Records, que apesar de múltiplas edições ficaram concentradas no ínicio do ano.
Aqui ficam dez sugestões de discos (albuns e compilações) que marcam o ano de 2006. Para obter os discos basta clicar no link:
1. Motionfield - Notherlights [tube035]
2. Maus - Recogniser [drift004]
3. Landfill - Panorama de uma vida normal [tube053]
4. Abyssal Plains - Chimera [kahvi187]
5. Affective Disorder - St. Dizier at Night [kahvi188]
6. Fieldtripq - Old Haunts [EAR026]
7. Silo Romano - Pollyanna EP [exp029]
8. Micronaut - Du Und Ich Sind Wir [nore009]
9. Chenard Walcker - The Pusher [fsz050]
10. Milieu - Gunkajima LP [exp017]
Compilações:
VA - Progressive Folk [SJSLP_5401]
VA - Saudade V.A. from Atlantic Coast [Mi050]
VA - Sweeeglade [laridae020]