[info] Sopor Aeternus & The Ensemble of Shadows
|
Um ser, homem e mulher num só, algumas encarnações após o "onde tudo começou", que acumula e acumula o sofrimento mais puro. 20 anos de depressão profunda, 9 anos de desespero e solidão e 2 anos de isolamento na mais negra das escuridões, são cicatrizes que formam uma criatura que, logicamente, enfraqueceu e se tornou doente. Dor absoluta e um total vazio, caracterizam este autêntico morto-vivo que apenas encontra alguma paz nos momentos de sono, apesar de constantemente o ver assaltado por pesadelos de horror.
Sopor Aeternus é o resultado da exteriorização das experiências desta figura assombrada de seu nome Anna-Varney. A sua arte, como porta-voz dos espíritos (The Ensemble of Shadows) de quem recebe visitas, preenche-me como nenhuma outra. E, felizmente, o novo álbum está já anunciado para Abril deste ano. Chama-se "Les Fleurs du Mal" e, a avaliar pelo teaser apresentado no site oficial, será mais uma dose de tristeza, indisposição e sofrimento.
» Site oficial de Sopor Aternus & The Ensemble of Shadows
sábado, fevereiro 24, 2007
[INFO] Homenagem a Zeca Afonso
|
Facilmente se cai na tentação de olhar para trás e revisitar a obra e o Homem que Zeca foi. Proponho o contrário; Sugiro que investigamos onde o Zeca se encontra hoje e não demoraremos a encontrar os vestígios da raíz que lançou. Já nos anos 90, com os "Filhos da Madrugada", conseguiu-se que mais que uma geração de músicos portugueses reinterpretasse o espólio de Zeca Afonso dando origem a um sucesso de vendas que culminou com um concerto único no Estádio de Alvalade onde Madredeus e Peste & Sida ou Delfins e os Cencurados partilharam o palco.
Mas a obra foi mais longe. Como exemplo, temos os galegos Luar Na Lubre, Gal Costa, Amália Rodrigues, Ramon Galarza, Sérgio Godinho, Lena d' Água entre tantos outros ou os Zé Eduardo Unit que reviram a sua música à luz de outra linguagem como no "A Jazzar no Zeca".
A música e a mensagem de Zeca Afonso não morreram, nem sequer estão esquecidas. Que o 20º aniversário da sua morte seja o mote para essa investigação.
+ info
quinta-feira, fevereiro 22, 2007
[INFO] "A febre do Ipod" - Artigo na Rua de Baixo
|
Hugo Pinheiro na "Rua de Baixo" publica um excelente artigo sobre a febre dos Ipod. Porquê a mania, como se chegou até aqui, que novas formas toma esta paixão e para onde vai.
"O ipod é um fenómeno. Daqueles consensuais que nenhuma vivalma se atreve a contestar. Mas afinal o que é que ele tem? Porque raio 70 milhões de pessoas compraram um desde o ano 2001 e não parecem abdicar dele por nada deste mundo?
Para percebermos um pouco melhor este fenómeno há que conhecer a sua história e como o culto em torno deste pequeno aparelho foi crescendo.
A Apple tem um grande trunfo a seu favor… Steve Jobs, co-fundador da empresa que regressou em 1996 depois de ter sido banido, é daqueles patrões que todos querem ter. Conhece bem o seu mercado, é um óptimo comunicador, ambicioso e, acima de tudo, dono de uma visão fenomenal. Todas estas qualidades, aliadas ao seu enorme sentido de oportunidade, impulsionaram a criatividade daqueles que trabalham na empresa e, mais tarde ou mais cedo, algo genial haveria de surgir." Continua aqui.
+ info
» Rua de Baixo
» ILounge
» Apple
domingo, fevereiro 18, 2007
[INFO] DVD da Test Tube
|
Existem 10 capas do DVD à escolha. Cada uma tem como tema central uma ilustração científica de uma espécie:
DVD 01 - Cannabis Sativa L.
DVD 02 - Calluna Vulgaris Salisbury
DVD 03 - Blitum Capitatum L.
DVD 04 - Anthemis Arvensis L.
DVD 05 - Spiraea Salicifolia L.
DVD 06 - Limodorum Abortivum Invartz
DVD 07 - Adonis Vernalis L.
DVD 08 - Calla Palustris L.
DVD 09 - Orchis Maculata L.
DVD 10 - Nigritella Angustifolia R.
O DVD custa €7.50 e pode ser pago via Paypal ou transferência bancária.
+ info
» Test Tube
sábado, fevereiro 17, 2007
[REPORTAGEM] Blogues com Música
|
A disseminação dos serviços de alojamento temporário de ficheiros de forma anónima deu origem a um sem número de “serviços” de legalidade mais que duvidosa entre eles a difusão de blogues que contêm links para discos de música. De facto, o boom da distribuição de música está no P2P, mas passa também, pelos blogues e por estes prestadores de alojamento como o "Sendspace", "Rapidshare" entre outros.
Neste post, mostram-se alguns desses blogues que repartem a sua actividade entre o mais profundo serviço público e a partilha de discos desconhecidos de boa parte de quem ouve música.
Já falado e ligado temos o "Play On Tape", blogue do “patrão” da netlabel Mimi Records que disponibiliza discos de música urbana portuguesa dos anos 90, autênticas pérolas que se não fosse este trabalho de pesquisa sonora ficariam guardados em meia dúzia de armários de alguns privilegiados. O melhor: Os discos são disponibilizados com a capa.
Também o "Portugal Underground" difunde música portuguesa de cariz menos comercial, mas apenas ligada ao metal e seus derivados. Os discos são invariavelmente recentes e a lista para página de bandas e zines é enorme.
Numa vertente de arqueologia além Atlântico temos o "Brazilian Nuggets", "Lágrima Psicodélica" e "Vinil Velho" que dirigem a sua atenção para uma verdadeira investigação no departamento dos “vinílicos” da música brasileira, rock e rock progressivo entre outros, principalmente dos anos 70. A quantidade de informação dada por cada disco chega a ser exagerada, tal não é o preciosismo de quem tem estes discos e os disponibiliza da sua colecção privada.
“Nuestros hermanos”, mas agora deste lado do oceano, também enveredaram por partilhar sons e discos dos quais gostam. É o caso do "ABC Rádio Nights" que se dedica à música electrónica e ambiental mais antiga onde nomes como Vangelis, Tangerine Dream, Mike Oldfield, Jean Michel Jarre, The Art of Noise e Wendy Carlos convivem com Future Sound Of London e Leftfield.
Por cá, o "Bolachas Grátis" (convenientemente apadrinhado pelo Monstro das Bolachas da Rua Sésamo) tem uma actualização diária (com vários discos ao dia) mexendo-se pelos campos da Indie e música alternativa.
Obviamente que esta lista é/está incompleta, por isso apelamos para que possa ser aumentada e revista: Deixem os vossos links nos comentários.
+info:
» Sendspace
» Rapidshare
» Play On Tape
» Portugal Underground
» Brazilian Nuggets
» Lágrima Psicodélica
» Vinil Velho
» ABC Rádio Nights
» Bolachas Grátis
sexta-feira, fevereiro 16, 2007
[INFO] Documentários sobre Dubstep
|
A BBC realizou este documentário curto onde se toca, ao de leve, nestas e noutras questões. "Bass in the place" conta com testemunhos de Loefah, Mala, Kode 9, Joe Nice, Skream, Youngsta entre outros.
«Brixton, London. On a bitterly cold March evening hundreds of expectant faces file into 3rd Base, a tiny club under St Matthew’s Church. The first birthday of dubstep night DMZ has attracted representatives from all over the UK and worldwide, including this evening’s party-starter, the hugely charismatic Baltimore DJ Joe Nice. Inside, the room rattles to a sound that incorporates UK garage’s sparse clipped beats, techno’s futurism, jungle’s skanking half-time rhythms and the sheer bass weight of dub reggae. The bass is the thing. “Chest bass” as DMZ host Sgt Pokes has it. That moment of delicious weightlessness before the b-line drops.»
Também a Rooted Records tem a sua visão sobre o dubstep em DVD: «Living Inside The Speaker - Dubstep : Bristol» é um documentário de 37 minutos com trailer disponível com compra aqui.
+ info:
» BBC
quinta-feira, fevereiro 15, 2007
[INFO] The Prodigy com editora própria
|
Os Prodigy cortaram a ligação de 15 anos que os mantinha à XL Records com o objectivo de criar a sua própria editora. No MySpace da banda estão todas as informações.
«The Prodigy are back with their own new label, and this time they're doing it their way. Always fiercely independent, the band have decided to set up their new label Ragged Flag, which will be the platform for their next album release and will subsequently act as an outlet for new talent that they find.
Backed by UK Independent label Cooking Vinyl, the deal will allow the band to continue to enjoy total creative control over all aspects of their music and how it is presented.
Prodigy founder member Liam Howlett commented : '"We have been planning this for a while and we are looking forward to building our label up, starting off with the release of the new Prodigy album. We have recorded a few songs already for this next album and they are sounding big and mean!"
"The Prodigy are one of the most relevant bands to today's world," said Cooking Vinyl's Managing Director Martin Goldschmidt. "It is a real honour to be entrusted with handling affairs for Ragged Flag. This is a fantastic start to 2007, and it is the start of a new era for Cooking Vinyl." Says Cooking Vinyl's Product Director Rob Collins, "We can't wait to start getting music out there and show everybody just how great this band is."»
+info:
» MySpace dos The Prodigy
» Cookingvinyl
sexta-feira, fevereiro 09, 2007
[INFO] Beastie Boys em Portugal
|
Não se fala de outra coisa: A Everything is New anuncia o concerto dos Beastie Boys no dia 10 de Junho deste ano. O site oficial da banda já anuncia: "Beastie Boys will be headlining the Alive Festival in Lisbon, Portugal on Sunday 10 June 2007! Check out Everything is New for more information and stay tuned to BeastieBoys.com for upcoming details on how/where/when to purchase tickets."
O Festival onde está inserido este concerto conta ainda com as participações e Smashing Pumpkins, Peral Jam e Da Weasel.
+ info:
» Everything is New
» Site oficial dos Beastie Boys
quarta-feira, fevereiro 07, 2007
[INFO] Primeiro disco dos U-Clic
|
A 12 de Fevereiro, "Console Pupils", o primeiro álbum dos U-Clic, é colocado à venda. Com 11 faixas, o ensaio concentra em si não só os sons do universo das nossas consolas, como toda uma identidade/cultura visual, artística, social, robótica, rocker... "Console Pupils" foi produzido e misturado por Miguel Urbano e U-CLIC, masterizado por Teemu Aalto no estúdio Eagle Mastering (Finlândia) e é editado pela NorteSul.
A banda constituida por Luis Salgado (sintetizador, guitarras e voz), Filipe Confraria (voz) e Gonçalo Figueiredo (VJ, sintetizador e laptop) disponibiliza o álbum para escuta e exploração aqui. Quem quiser ver o vídeo do primeiro single, "Robot'n'Roll", pode fazê-lo aqui. Para seguir as novidades relativas à banda, deve ir aqui.
Datas:
Feb 10 2007 11:00P Trampolim Torres Novas
Feb 12 2007 8:00A "Console Pupils" RELEASE Everywhere!
Feb 16 2007 10:00P O MEU MERCEDES PORTO
Feb 17 2007 6:00P FNAC - Norteshopping Porto - Matosinhos
Mar 9 2007 10:00P FESTIVAL Efeito Borboleta Tramagal
Mar 16 2007 11:00P MUSIC BOX LISBOAMar 17 2007 10:00P Bar do Pavilhao Municipal Tomar
Apr 7 2007 10:00P FESTIVAL Overlive Marinha Grande
+info:
domingo, fevereiro 04, 2007
[INFO] "Sue Ellen's Shit Disco" e "Chrome Children Vol. 2"
|
No Hit Da Breakz, digga dá-nos duas sugestões para audição, uma delas estranha, mas interessante: "Sue Ellen's Shit Disco", com Sue Ellen, essa mesma, a estrela de Dallas: "Depois de ter assumido publicamente o seu problema de alcolismo, em finais dos anos 80, Sue Ellen encontrou refúgio em Portugal num centro de reabilitação na serra de Sintra. Aí passou mais de 15 anos onde uma nova terapia de recuperação foi testada com sucesso pela primeira vez. Desenvolvida em cooperação com vários cientistas, músicos, djs e beat diggers de todo o mundo, esta nova abordagem ao problema do alcolismo consiste em audições massivas de música disco e seus demais derivados." Lêr o resto do post aqui (vale bem a pena) e download do disco aqui.
Outra sugestão é o disco gratuito "Chrome Children Vol. 2" que "é um dos mais recentes lançamentos da Stones Throw: em CD e DVD celebra-se o espírito desta indie de Hip Hop com uma série de actuações ao vivo. O volume 2 é agora oferecido para download gratuito e legal no site da Stones Throw. " Post aqui e download lá.
quinta-feira, fevereiro 01, 2007
[INFO] Smashing Pumpkins regressam
|
Os Smashing Pumpkins vão lançar o seu sétimo album de originais, sete anos depois de «Machina/The machines of God», o seu último album de originais ter saido. O lançamento do album está previsto para maio. A banda já anunciou também as primeiras datas para 2007, que vão acontecer na Europa, Alemanha, nos festivais Rock am ring e Rock Im park, a acontecer no pricípio de Junho.
Estas notícias estão confirmadas no site da banda, site esse que nada mais adianta em relação ao futuro.
Esperemos que apareça uma data também para um festival em Portugal (um Paredes de Coura, por exemplo...).