quinta-feira, março 29, 2007

[DISCO] Sincere Trade "Between You And Me"

Sincere Trade
















Não conhecia Sincere Trade (ou Carl W. Heindl) ou mesmo a sua editora Sublight. Nem sequer o seu primeiro disco, "If You Cannot Beat Them" (Dross:tik Records) e apesar de se poder encaixar este albúm numa gaveta do “Techno inteligente” (o que quer que isso seja) as descargas emocionais, que chegam a tomar formas vocalizadas que Carl W. Heindl liberta em “Between You And Me” são uma constante que fazem a audição deste disco uma mistura que caminha num limbo de prazer e dor.

De facto, a electrónica toma forma humanizada cruzando os espaços mais rebeldes de Aphex Twin, cozinhando sequências rítmicas finas e ricas de Autechre ou planando sobre camadas melódicas suaves e longas de Future Sound of London ou Brian Eno. Desta mistura surgem 45 minutos de variedade musical com pontos mais ou menos dançáveis.

Se em “Forsas” o lado mais vocal surge acompanhado por descargas eléctricas que rasgam sem dó um céu azul, já em “Creeping Serif” ou em “Extract Exume” o lado mais ambiental e épico toma conta de “Between You And Me”. “Edge Of Ruin”, sexta faixa, surge, no entanto, como um poema dramático, sem final feliz e com capítulos finais esquizofrénicos e claustrofóbicos. “Foss”, tema seguinte, constrói-se por serras pontiagudas de bleeps que encaixam, como podem, em sucessivos cobertores macios gerando textura à música. “Screaming From The Right Place” é uma obra de 8bit que aparece de onde menos se espera; A infantilidade que esta música sugere não deveria ser compatível com a densidade dramática que Sincere Trade nos mostra em alguns temas, mas a mistura mostra-se interessante e desvenda um 8bit não imediatista. Finaliza-se o disco com um piscar de olhos ao dubstep híbrido de glitch em “Return To The Mean”, ainda que não tanto virado para a pista de dança.

Carl W. Heindl mostra três quartos de hora recheados de texturas várias e complementares, por isso, “Between You And Me” é variado e não cansa de ouvir com o passar do disco. Os pormenores são muitos e os estados de alma também; Electrónica emocional a consumir cerebralmente.

[Sincere Trade - Between You And Me - Sublight SLR3601]

+info:
» Site de Sincere Trade
» Sublight

quarta-feira, março 28, 2007

[INFO] "STFU Glasgow - Netaudio in the Real World"

A propósito do STFU em Lisboa, Porto e Torres Vedras, o Archive.org disponibiliza o documentário "STFU Glasgow - Netaudio in the Real World": «This documentary follows the STFU Glasgow music festival, featuring concert footage, visuals and interviews with many of the participating musicians. In six chapters the film explores various aspects of contemporary electronic music production and distribution, with an emphasis on the democratization of the music production tools and the Internet as a space for distribution and communication. STFU is an international non-profit collective of musicians, netlabel activists and promoters who organize concerts of electronic and experimental music.»

Link aqui.

domingo, março 18, 2007

[PODCAST] Emissão 5



Regressa o "Em Terra De Surdos Quem Tem Um Ouvido... É Rei", na 5ª emissão do Podcast Otites. Desta feita passamos por outro lado dos sons mais obscuros da música, sobre os quais os clássicos "Siouxsie & The Banshees", "The Chameleons" e "And Also The Trees" falam por si só.
Pede-se a compreensão dos ouvintes para a fraca qualidade da emissão, mas este escriba não tem tido acesso a um terminal que permita outra coisa que não isto.

Clicar na capa para aumentar e ver a playlist.
Carregar em “Feed” para subscrever as emissões.
Comentários, sugestões e material para apreciação (CDs, MP3 e outros) são bem-vindos.
Mais informações sobre o podcast aqui.

Duração: 31:04 (28,4MB)

Download . Ouvir . Feed

[INFO] STFU em Lisboa e Torres Vedras



Já há flyer para o SFTU de Lisboa e Torres Vedras. Relembra-se que o STFU vai ter lugar na Galeria Zé dos Bois e no Gentro Cultura Contemporânea naquelas cidades, respectivamente.

+ info:
» STFU na Monocromática
» STFU Music

sexta-feira, março 16, 2007

[INFO] Novo disco dos Hipnótica



«Colectivo lisboeta regressa em força acompanhado por alguns suspeitos do costume mas também contando com a participação de novas mentes conspirativas.

Depois de respirar fundo com Reconciliation, a revolução faz-se de ora em diante com "New communities for better days". São 13 novos temas em que se reconhecerá a forte personalidade das criações dos Hipnótica mas que, em simultâneo, surpreenderá pela abordagem refrescante que mais uma vez incutem às suas composições. Persistem (ainda) as incursões pelos territórios do jazz mas descobrem-se novos caminhos e intersecções com as tendências mais actuais e menos ortodoxas do rock, onde a Banda (qual viajante permanente) carrega na mochila alguns ensinamentos da escola rítmica do hip-hop e de correntes mais abstractas da música electrónica.
São canções que cantam as novas comunidades, criadas por mera afinidade, que entrecruzam e geram outras que transbordam dos meios virtuais para a vida real, alterando comportamentos, mudando a nossa percepção e levando-nos a redescobrir a força do colectivo, agora que a era do euísmo atingiu o ponto de saturação.

"New communities for better days" é um álbum de audição urgente, canções do nosso tempo plenas de poesia libertária, melodias e ritmos envolventes e subversivamente positivo.»

Line Up do disco:
1. New communities for better days
2. Silver drops from velvet clouds
3. Nico
4. i´ve met joe luke somewhere in the middle of nowhere
5. Snow
6. Transitions
7. Retina
8. One for us
9. Soap
10. Healing
11. Pool
12. floating above the pool
13. First steps towards a dazzling future

+ info:
» Site dos Hypnotica (para audição do disco)
» Myspace

terça-feira, março 13, 2007

[INFO] Madcab - "Keeping Wounds Open"



Os Madcab são uma banda lisboeta e lançaram recentemente o álbum de estreia "Keeping Wounds Open" optando por divulgar o disco via internet sendo possível fazer o download gratuito do CD no site da banda. Brevemente estará também à venda a versão física a um preço muito simbólico e não estará disponível nas lojas. Apenas online e nos concertos da banda.

Sobre os Madcab: "Nascemos em 2001 e durante 5 anos demos dezenas de concertos, andámos por ruas de sentido proibido e lá, no meio de tudo o resto, criámos o nosso som. Só depois deste amadurecimento decidimos que fariamos um álbum – só assim fazia sentido. Em 2006 gravámos e em 2007 cá está ele – Keeping Wounds Open. O álbum reflecte o nosso espírito rock mas com uma identidade sonora mais detalhada e coesa."

+ info:
» MySpace
» Site dos Madcab

segunda-feira, março 12, 2007

[INFO] Noite CD-R - Noite dos Produtores


"Se esta é a primeira vez que se cruzam com a Noite CD-R, saibam que esta é um espaço de mostra para produtores não editados, provocando a passagem destes do "quarto" para a pista de dança. Testam-se os volumes dos sons envolvidos, observa-se a reacção das pessoas presentes e estabelecem-se contactos entre aqueles que encontram afinidades musicais. Do techno ao electro, do hip-hop ao drum n'Bass, todos os estilos são aceites. As faixas submetidas serão tocadas no sistema de som do bar, sendo acompanhadas pela projecção video do seu título e autor. A entrega de produções faz-se até às 24h00.

A Noite CD-R ocorre na primeira 4ª-feira do mês em Lisboa no bar Lounge, e na segunda 2ª-feira do mês no bar Passos Manuel no Porto.

A partir de Janeiro a Noite CD-R tem no início da Noite um Live-act. O Live set deverá ser constituído apenas por produções ou remisturas vossas, independentemente do vosso estilo musical, e deve rondar os 45 minutos. A actuação decorrerá entre as 23.15 – 00.00 (mais minuto menos minuto), aproveitando a presença atenta de todos os produtores participantes na Noite CD-R propriamente dita. Se estão a preparar um Live set e precisam de o testar, a Noite CD-R cede-vos os comandos da mesa de mistura. Como ninguém trabalha de borla, há uma oferta da Noite CD-R ao interveniente de cada mês. Os interessados em invadir o início da Noite CD-R deverão responder para este mail.

Vejam em http://www.noitecdr.com as novas produções dos Internal Sync, Loff, Marinho, Sérgio Bastos, Mighty Kaiser, Night Effects, Operador de Cabine Polivalente, tephlon Industries e Zippie, e oiçam as produções de estreia de DJ El P., Dustway, Lieger, Submix e Uma Naro Pero, apresentadas nas sessões de Fevereiro de Lisboa e Porto."

No dia 14 de Março, no Porto ocorre a próxima sessão Noite CD-R, no bar Passos Manuel.

+ info:

quinta-feira, março 08, 2007

[PODCAST] Emissão Especial

[PODCAST] Emissão Especial

Com muito atraso, apresentamos a primeira emissão deste ano do podcast do Otites. Uma emissão especial, de "revisão da matéria dada" em 2006, onde durante aproximadamente uma hora, os redactores do Otites sugerem para audição alguns dos temas mais marcantes no ano transacto. Do rock ao dubstep, do disco cósmico ao metal, passando pela IDM até à pop vale tudo. Mais informações aqui. (Clicar na imagem para aumentar).

Duração: 54:02 (51MB)

terça-feira, março 06, 2007

[INFO] 30.000 visitas

Após 2 anos e pouco da existência do Otites, chegámos às 30.000 visitas únicas. A quem por aqui passa só podemos agradecer esse facto. Bem hajam!

[INFO] STFU Portugal

STFU

As netlabels portuguesas Enoughrecords e Testtube estão a organizar uma edição portuguesa da STFU (Shut The Fuck Up), um colectivo de músicos electrónicos independentes que utilizam a internet para organizar eventos de música electrónica em vários locais da Europa.

O primeiro evento STFU teve lugar a 18 de Junho de 2005 em Manchester. Depois foi a vez de Glasgow 05, Leeds 06, Weimar 06, Manchester 06, Chester 06, Glasgow 06, Helsinki 06, Rome 07. Agora é a vez de STFU Porto, Lisboa e Torres Vedras.

O evento em Portugal irá ocorrer em finais de Março no Porto (Fábrica de Som), Lisboa (Galeria Zé dos Bois) e Torres Vedras (Centro Cultura Contemporânea) aproveitando para trazer a Portugal o chefe da reconhecida netlabel Norueguesa Miasmah, Erik Skodvin, metade de Deaf Center, fortemente aclamados pelo seu albúm Pale Ravine, e que editou recentemente a solo pela Type Records como Svarte Greiner o seu album Knive.

No Porto com 3 datas (22, 23 e 24): Svarte Greiner [no], UFOEL [uk], CKZ, NNY, Aenedra, Pygar, e:4c, Violet edeciBeats.

STFU do Porto

Lisboa, no dia 30 na ZDB: Svarte Greiner [no], Federico Monti [ar] ePhoebus. Torres Vedras, no dia 31 no CCC: Svarte Greiner [no], Federico Monti [ar] e Rui Gato.

+ info:
» Site da STFU na Monocromatica
» Site da STFU do Porto
» Site da STFU
» Galeria Zé dos Bois
» Centro Cultura Contemporânea
» Enoughrecords
» Testtube

sexta-feira, março 02, 2007

[INFO] Novo "Fórum Sons"



Quem frequenta o Fórum Sons, o maior aglutinador de viciados em música em Portugal, reparou que este deixou de funcionar. Problemas entre a entidade apoiante (Hocnet) que concedia apoio gratuito ao Fórum e o tráfego gerado por milhares de utilizadores estiveram na base da retirada do referido apoio. Entretanto algumas alternativas já apareceram: O "legítimo herdeiro" do Fórum Sons e o Vício Sonoro.

 

 

 

Informação sobre o blog (para ler aquando da primeira visita a este blog)

 

Email:

 

 

(Instruções: o que é e o que é preciso fazer?)

 

Emissões:

Podcast 1

Podcast 2

Podcast 3

Podcast 4 (emissão especial)

Podcast 5

Podcast 6

Podcast 7

Podcast 8

Podcast 9

Podcast 10

Podcast 11

Podcast 12

Podcast 13

Podcast 14

Podcast 15

Podcast 16

Podcast 17

Podcast 18

Podcast 19

Podcast 20

 

 

outubro 2004

novembro 2004

dezembro 2004

janeiro 2005

fevereiro 2005

março 2005

abril 2005

maio 2005

junho 2005

julho 2005

agosto 2005

setembro 2005

outubro 2005

novembro 2005

dezembro 2005

janeiro 2006

fevereiro 2006

março 2006

abril 2006

maio 2006

junho 2006

julho 2006

agosto 2006

setembro 2006

outubro 2006

novembro 2006

dezembro 2006

janeiro 2007

fevereiro 2007

março 2007

abril 2007

maio 2007

junho 2007

julho 2007

agosto 2007

setembro 2007

outubro 2007

novembro 2007

dezembro 2007

janeiro 2008

fevereiro 2008

março 2008

abril 2008

maio 2008

junho 2008

julho 2008

agosto 2008

setembro 2008

outubro 2008

novembro 2008

dezembro 2008

fevereiro 2009

março 2009

abril 2009

maio 2009

junho 2009

julho 2009

agosto 2009

outubro 2009

novembro 2009

dezembro 2009

janeiro 2010

Current Posts

 

 

 

[PODCAST] Emissão 20

 

[OPINIÃO] Newsletter da Flur

 

[INFO] Novo tema dos Portishead

 

[OPINIÃO] Entrevista a António Sérgio pelo Vítor J...

 

[CONCERTO] Muse ao vivo no Pavilhão Atlântico

 

[INFO] Sites e música a rodos

 

[INFO] "Bohemian Rhapsody" pelos Marretas

 

[INFO] Duo Siqueira Lima

 

[OPINIÃO] António Sérgio

 

[INFO] Steppas Deligh Vol. 2

 

 

 

 

Posts referentes aos discos mais marcantes de cada redactor do "otites":

 

Juiz:

[DISCO(s): marcante(s)] “Três Selecções

 

Work Buy Consume Die:

[DISCO: marcante] “Blue Lines” Massive Attack

 

Rudi:

[disco mais marcante] "Specials" The Specials

 

Serebelo:

[Disco mais marcante] "Hope Blister" ...smile´s ok

 

Escrito:

[discos mais marcantes] Três selecções

 

Kid Cavaquinho:

[disco mais marcante] Alpha - Come From Heaven

 

CrazyMaryGold:

[discos mais marcantes] Incunabula & Amber...

 

 

Work Buy Consume Die:

 

Escrito:

Rudi:

The English Beat - Beat This
Erode - Tempo Che Non Ritorna
Dance Hall Crashers - 1989-1992 (1993)
One Step Beyond - 45 Classic Ska Hits
The Redskins - Neither Washington Nor Moscow

 

Serebelo:

Tom Zé - Imprensa Cantada

Gorillaz - Demon Days

Bloc Party - Silent Alarm

Arcade Fire - Funeral

!!! - Louden Up Now

 

Kid Cavaquinho:

Africa Funk - Vol. 1

Cubanismo! - Malembe

Gor - Crosaides

Zeca Afonso - Galinhas do mato

Rão Kyao - Porto alto

 

 

 

1 Pouco Mouco

Alta Fidelidade

A Big Black Boat

A Vítima Respira

Braindance

Bitlogger!

Caixa de Ritmos

Clube de Fans do José Cid

Crónicas da Terra

Dance Not Dance

Deep & Lounge

Easy M

Electro-Lights

Electroshocker

Error_404

Grooves Clash

Hit Da Breakz

Intervenções Sonoras

Juramento Sem Bandeira

Major Eléctrico

Mundo Urbano

Música Digital

Music Producer Center

Notas Agudas

O Puto – O Tipo – O Tóto

O Som e a Fúria

Orelha do Ano

Pautas Desafinadas

Percepções

Play On Tape

Quark! Quark!

Queridos Anos 80

R.B.S.

Rádio Tranquera

Revoluções por Minuto

Rita Carmo

Rock em Portugal

Sound + Vision

The Tracker

 

Powered by Blogger

Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com

[Buy Opera!]

Get Firefox!

Get Thunderbird

Last FM

ouvidos abusados