[DISCO] Sincere Trade "Between You And Me"
|
Não conhecia Sincere Trade (ou Carl W. Heindl) ou mesmo a sua editora Sublight. Nem sequer o seu primeiro disco, "If You Cannot Beat Them" (Dross:tik Records) e apesar de se poder encaixar este albúm numa gaveta do “Techno inteligente” (o que quer que isso seja) as descargas emocionais, que chegam a tomar formas vocalizadas que Carl W. Heindl liberta em “Between You And Me” são uma constante que fazem a audição deste disco uma mistura que caminha num limbo de prazer e dor.
De facto, a electrónica toma forma humanizada cruzando os espaços mais rebeldes de Aphex Twin, cozinhando sequências rítmicas finas e ricas de Autechre ou planando sobre camadas melódicas suaves e longas de Future Sound of London ou Brian Eno. Desta mistura surgem 45 minutos de variedade musical com pontos mais ou menos dançáveis.
Se em “Forsas” o lado mais vocal surge acompanhado por descargas eléctricas que rasgam sem dó um céu azul, já em “Creeping Serif” ou em “Extract Exume” o lado mais ambiental e épico toma conta de “Between You And Me”. “Edge Of Ruin”, sexta faixa, surge, no entanto, como um poema dramático, sem final feliz e com capítulos finais esquizofrénicos e claustrofóbicos. “Foss”, tema seguinte, constrói-se por serras pontiagudas de bleeps que encaixam, como podem, em sucessivos cobertores macios gerando textura à música. “Screaming From The Right Place” é uma obra de 8bit que aparece de onde menos se espera; A infantilidade que esta música sugere não deveria ser compatível com a densidade dramática que Sincere Trade nos mostra em alguns temas, mas a mistura mostra-se interessante e desvenda um 8bit não imediatista. Finaliza-se o disco com um piscar de olhos ao dubstep híbrido de glitch em “Return To The Mean”, ainda que não tanto virado para a pista de dança.
Carl W. Heindl mostra três quartos de hora recheados de texturas várias e complementares, por isso, “Between You And Me” é variado e não cansa de ouvir com o passar do disco. Os pormenores são muitos e os estados de alma também; Electrónica emocional a consumir cerebralmente.
[Sincere Trade - Between You And Me - Sublight SLR3601]
quarta-feira, março 28, 2007
[INFO] "STFU Glasgow - Netaudio in the Real World"
|
Link aqui.
domingo, março 18, 2007
[PODCAST] Emissão 5
|
Regressa o "Em Terra De Surdos Quem Tem Um Ouvido... É Rei", na 5ª emissão do Podcast Otites. Desta feita passamos por outro lado dos sons mais obscuros da música, sobre os quais os clássicos "Siouxsie & The Banshees", "The Chameleons" e "And Also The Trees" falam por si só.
Pede-se a compreensão dos ouvintes para a fraca qualidade da emissão, mas este escriba não tem tido acesso a um terminal que permita outra coisa que não isto.
Clicar na capa para aumentar e ver a playlist.
Carregar em “Feed” para subscrever as emissões.
Comentários, sugestões e material para apreciação (CDs, MP3 e outros) são bem-vindos.
Mais informações sobre o podcast aqui.
Duração: 31:04 (28,4MB)
Download . Ouvir . Feed
[INFO] STFU em Lisboa e Torres Vedras
|
Já há flyer para o SFTU de Lisboa e Torres Vedras. Relembra-se que o STFU vai ter lugar na Galeria Zé dos Bois e no Gentro Cultura Contemporânea naquelas cidades, respectivamente. + info:
» STFU na Monocromática
» STFU Music
sexta-feira, março 16, 2007
[INFO] Novo disco dos Hipnótica
|
«Colectivo lisboeta regressa em força acompanhado por alguns suspeitos do costume mas também contando com a participação de novas mentes conspirativas.
Depois de respirar fundo com Reconciliation, a revolução faz-se de ora em diante com "New communities for better days". São 13 novos temas em que se reconhecerá a forte personalidade das criações dos Hipnótica mas que, em simultâneo, surpreenderá pela abordagem refrescante que mais uma vez incutem às suas composições. Persistem (ainda) as incursões pelos territórios do jazz mas descobrem-se novos caminhos e intersecções com as tendências mais actuais e menos ortodoxas do rock, onde a Banda (qual viajante permanente) carrega na mochila alguns ensinamentos da escola rítmica do hip-hop e de correntes mais abstractas da música electrónica.
São canções que cantam as novas comunidades, criadas por mera afinidade, que entrecruzam e geram outras que transbordam dos meios virtuais para a vida real, alterando comportamentos, mudando a nossa percepção e levando-nos a redescobrir a força do colectivo, agora que a era do euísmo atingiu o ponto de saturação.
"New communities for better days" é um álbum de audição urgente, canções do nosso tempo plenas de poesia libertária, melodias e ritmos envolventes e subversivamente positivo.»
Line Up do disco:
1. New communities for better days
2. Silver drops from velvet clouds
3. Nico
4. i´ve met joe luke somewhere in the middle of nowhere
5. Snow
6. Transitions
7. Retina
8. One for us
9. Soap
10. Healing
11. Pool
12. floating above the pool
13. First steps towards a dazzling future
+ info:
» Site dos Hypnotica (para audição do disco)
» Myspace
terça-feira, março 13, 2007
[INFO] Madcab - "Keeping Wounds Open"
|
Os Madcab são uma banda lisboeta e lançaram recentemente o álbum de estreia "Keeping Wounds Open" optando por divulgar o disco via internet sendo possível fazer o download gratuito do CD no site da banda. Brevemente estará também à venda a versão física a um preço muito simbólico e não estará disponível nas lojas. Apenas online e nos concertos da banda.
Sobre os Madcab: "Nascemos em 2001 e durante 5 anos demos dezenas de concertos, andámos por ruas de sentido proibido e lá, no meio de tudo o resto, criámos o nosso som. Só depois deste amadurecimento decidimos que fariamos um álbum – só assim fazia sentido. Em 2006 gravámos e em 2007 cá está ele – Keeping Wounds Open. O álbum reflecte o nosso espírito rock mas com uma identidade sonora mais detalhada e coesa."
+ info:
» MySpace
» Site dos Madcab
segunda-feira, março 12, 2007
[INFO] Noite CD-R - Noite dos Produtores
|
"Se esta é a primeira vez que se cruzam com a Noite CD-R, saibam que esta é um espaço de mostra para produtores não editados, provocando a passagem destes do "quarto" para a pista de dança. Testam-se os volumes dos sons envolvidos, observa-se a reacção das pessoas presentes e estabelecem-se contactos entre aqueles que encontram afinidades musicais. Do techno ao electro, do hip-hop ao drum n'Bass, todos os estilos são aceites. As faixas submetidas serão tocadas no sistema de som do bar, sendo acompanhadas pela projecção video do seu título e autor. A entrega de produções faz-se até às 24h00.
A Noite CD-R ocorre na primeira 4ª-feira do mês em Lisboa no bar Lounge, e na segunda 2ª-feira do mês no bar Passos Manuel no Porto.
A partir de Janeiro a Noite CD-R tem no início da Noite um Live-act. O Live set deverá ser constituído apenas por produções ou remisturas vossas, independentemente do vosso estilo musical, e deve rondar os 45 minutos. A actuação decorrerá entre as 23.15 – 00.00 (mais minuto menos minuto), aproveitando a presença atenta de todos os produtores participantes na Noite CD-R propriamente dita. Se estão a preparar um Live set e precisam de o testar, a Noite CD-R cede-vos os comandos da mesa de mistura. Como ninguém trabalha de borla, há uma oferta da Noite CD-R ao interveniente de cada mês. Os interessados em invadir o início da Noite CD-R deverão responder para este mail.
Vejam em http://www.noitecdr.com as novas produções dos Internal Sync, Loff, Marinho, Sérgio Bastos, Mighty Kaiser, Night Effects, Operador de Cabine Polivalente, tephlon Industries e Zippie, e oiçam as produções de estreia de DJ El P., Dustway, Lieger, Submix e Uma Naro Pero, apresentadas nas sessões de Fevereiro de Lisboa e Porto."
No dia 14 de Março, no Porto ocorre a próxima sessão Noite CD-R, no bar Passos Manuel.
+ info:
quinta-feira, março 08, 2007
[PODCAST] Emissão Especial
|
Duração: 54:02 (51MB)
terça-feira, março 06, 2007
[INFO] 30.000 visitas
|
[INFO] STFU Portugal
|
As netlabels portuguesas Enoughrecords e Testtube estão a organizar uma edição portuguesa da STFU (Shut The Fuck Up), um colectivo de músicos electrónicos independentes que utilizam a internet para organizar eventos de música electrónica em vários locais da Europa.
O primeiro evento STFU teve lugar a 18 de Junho de 2005 em Manchester. Depois foi a vez de Glasgow 05, Leeds 06, Weimar 06, Manchester 06, Chester 06, Glasgow 06, Helsinki 06, Rome 07. Agora é a vez de STFU Porto, Lisboa e Torres Vedras.
O evento em Portugal irá ocorrer em finais de Março no Porto (Fábrica de Som), Lisboa (Galeria Zé dos Bois) e Torres Vedras (Centro Cultura Contemporânea) aproveitando para trazer a Portugal o chefe da reconhecida netlabel Norueguesa Miasmah, Erik Skodvin, metade de Deaf Center, fortemente aclamados pelo seu albúm Pale Ravine, e que editou recentemente a solo pela Type Records como Svarte Greiner o seu album Knive.
No Porto com 3 datas (22, 23 e 24): Svarte Greiner [no], UFOEL [uk], CKZ, NNY, Aenedra, Pygar, e:4c, Violet edeciBeats.
Lisboa, no dia 30 na ZDB: Svarte Greiner [no], Federico Monti [ar] ePhoebus. Torres Vedras, no dia 31 no CCC: Svarte Greiner [no], Federico Monti [ar] e Rui Gato.
+ info:
» Site da STFU na Monocromatica
» Site da STFU do Porto
» Site da STFU
» Galeria Zé dos Bois
» Centro Cultura Contemporânea
» Enoughrecords
» Testtube
sexta-feira, março 02, 2007
[INFO] Novo "Fórum Sons"
|
Quem frequenta o Fórum Sons, o maior aglutinador de viciados em música em Portugal, reparou que este deixou de funcionar. Problemas entre a entidade apoiante (Hocnet) que concedia apoio gratuito ao Fórum e o tráfego gerado por milhares de utilizadores estiveram na base da retirada do referido apoio. Entretanto algumas alternativas já apareceram: O "legítimo herdeiro" do Fórum Sons e o Vício Sonoro.