[banda] The Gathering: do 'metal' ao 'trip-rock'
|
Em 1994 Anneke van Giersbergen (actual vocalista) junta-se à banda e seguem-se álbuns marcantes, e ainda pesados, mas com a diferenciação fundamentalmente levada a cabo pela mistura de um metal algo atmosférico e a voz distinta da vocalista: "Mandylion" e "Nightime Birds".
"How to measure a planet?" marca uma vontade de mudar numa outra direcção. Um álbum experimental e que se separa já do metal.
Em 2000 surge o imprescindível "if_then_else", um álbum já distintamente rock, diversificado mas intenso. Os registos seguintes, "Black light district" e "Souvenirs" (tal como o "Sleepy buildings") definem finalmente a banda dos dias de hoje com um som rock atmosférico e emocional.
Por esta sucessão de mudanças no seu som, estranho é reparar que muitos dos indefectíveis fãs dos tempos do metal se vão mantendo ainda hoje. Apesar de tudo esta "evolução" para a banda do presente foi natural e coerente. Sem nunca se envergonharem do som que os iniciou e impulsionou, como declararam numa entrevista, hoje vão preferindo enveredar por caminhos experimentais, mais calmos, mas sempre intensos. Claramente uma banda que nunca estagnou, é interessante reparar que as mudanças na orientação no som produzido foi acompanhado à altura pelos membros da banda. Os tempos do rock atmosférico até poderão não estar para ficar, até porque Hans Rutten, o baterista, recentemente referiu que se sente alguma tensão e vontade de voltar às músicas mais pesadas e 'guitar-oriented'. Uma coisa é provável, a mudança vai continuar, e esperemos que com uma lógica semelhante.
Este post surge como consequência da recente visita que os The Gathering fizeram a Portugal (no Festival da Ilha do Ermal), e principalmente devido à próxima visita já no próximo mês de Novembro nos dias 19 e 20 no Porto (Hard Club) e Lisboa (Paradise Garage) respectivamente. A avaliar pelo que têm apresentado, será um concerto a agradar ambas as "legiões" (os fãs antigos e os recentes), com espaço para os clássicos da altura mais pesada, muito espaço para o som actual e consequentemente espaço para o experimentalismo.
Para aguçar o apetite, deixo um link interessantíssimo para um site com um recente concerto deles online (streaming video). Está em http://www.fabchannel.com e só precisarão de se registarem gratuitamente e procurarem por "The Gathering (a 02/03/2004)" no menu à direita. Depois é tempo para "gozarem" o momento e deliciarem-se com um concerto mesmo muito bom e que não deverá ser muito diferente daquilo que vamos poder ver dentro de pouco mais de um mês.
Site oficial dos The Gathering