[disco] She Wants Revenge "She Wants Revenge"
|
Este disco dos americanos She Wants Revenge, lançado já há uns 5 meses, intriga-me de maneira singular. Irrita-me, mas vicia-me. Embaraça-me, mas faz-me dançar. Faz-me rir, mas acabo por levá-lo a sério. Às vezes parece, sinceramente, uma gozação. Uma piadinha sobre o pós-punk dos anos 80 e sobre os góticos da era. Não faz sentido... e a ser assim é injusto que soa tão bem!
A mistura do rock obscuro com um revivalismo electrónico dos anos 80, com a voz sombria e monocórdica (embora temperada com uma certa musicalidade british - de onde vem?!), com a mais que óbvia semelhança com Joy Division, The Chameleons, Sisters of Mercy e Depeche Mode (dos tempos antigos), resulta num disco que surpreende apenas na sua consistência (parece tão fácil ter ídolos e fazer algo tão tão semelhante a eles) mas que me traz à memória sons e tempos muito bons.
Mas o que é facto é que... adoro o som desta banda (desde logo). Catchy, directo e acessível.
A voz de Justin Warfield gera controvérsia em mim mesmo (se não gosto tanto nuns temas, como I Don't Want To Fall In Love, gosto muito noutros, como em These Things) embora possa admitir que esteja no único estilo admissível para o som do grupo. E este som acaba por ser bem produzido e muito bem estudado. Musicalmente, este álbum é uma lufada de ar... pesado, intoxicante e doentio - o que para uma banda tão próxima do gótico dos 80 só pode ser muito bom.
No entanto... nunca me chega a preencher totalmente. Falta-lhes nitidamente qualquer coisa (a começar pelo nome, por exemplo), incluindo o look, até, mas sobretudo, a pobreza das letras. Já há muito tempo que não me desiludia tanto com as letras de uma banda que, aparte de umas tiradas bem felizes (como em These Things e Broken Promises For Broken Hearts, por exemplo), acabam por ser absolutamente terríveis e por me parecerem parvas e forçadas (o que é aquilo em I Don't Want To Fall In Love e em Out of Control, por exemplo?). Uma pena... mas soa-me muitas vezes a um (outrora) tão badalado pimba-gogó. Parece de propósito, mas enfim.
De qualquer modo, facilmente me abstraio dos pontos menos bons - e se calhar compreensíveis para o primeiro disco de uma banda - e deixo-me levar pelas excelentes músicas como Red Flags And Long Nights, These Things, Out Of Control, Monologue, e, julgo que em destaque, Broken Promises For Broken Hearts. Gosto.
Site oficial: http://www.shewantsrevenge.com
Ouvir: http://www.myspace.com/shewantsrevenge