[NETAUDIO] Heinemann521 - Barge
|
À vastidão da música electrónica sobrepõe-se a imagem de um fazedor de música distante, eremita e por vezes atormentado numa esquizofrenia muito própria. Daqui consegue-se extrapolar aquela que é a principal imagem de marca da IDM em particular: um certo experimentalismo que afasta ouvidos mais conservadores e exige exercício e disciplina abnegada aos seguidores.
Há, porém, quem contraponha à frieza mecânica destes sons com lençóis confortáveis de música mais humana e emocionalmente quente. Não só é possível, como desejável esta faceta da música electrónica (sensu lato) como ilustram inúmeros exemplos. Este será um desses exemplos. Heinemann521, ou Shuho Hidaka, constrói conforto contando uma história que em certos momentos nos enche de ar fresco e de leveza ("Trail" e " "Bathing Pool") e noutros mostra-nos o drama de uma tristeza torturante carregada de distorções, ruídos entre cortantes e sons angustiantes em crescente agravamento ("Tear" e "Daily Routines").
Este crescendo, suportado por arranjos harmoniosos e melodias trabalhadas além do esqueleto básico de alguma IDM, confere a "Barge" um equilíbrio que não se esgota em duas ou três faixas mantendo um fio condutor, um caminho rodeado de beleza onde apraz caminhar e descobrir.
A ouvir com chuva a bater na janela ou no carro com o mar a encher a vista, "Barge" é um disco sensível.
+info:
» Download gratuito aqui
» Mimi Records