[REPORTAGEM] Dêem skillz aos artistas!
|
2007 reservou-nos muitas surpresas. Algumas delas vão sendo exploradas no Otites durante esta última semana no ano e nas vindouras. A música portuguesa é uma dessas surpresas. Defendida "caninamente" por uns, desprezada por outros, a verdade é que a informática levou à democratização da música nacional e à consequente inundação do mercado e da Internet pelos artistas (orgulhosamente) lusos.
O hip-hop é um género que está a sentir essa avalanche de talentos. Debaixo de cada pedra está um grande MC e em cada esquina um DJ mago nos pratos. Depois do MySpace ter mostrado algumas dessas estrelas, a plataforma nacional “Palco Principal” vai recolhendo alguns dos verdadeiros artistas da arte de bem rimar com ou sem flow e com ou sem skills.
Numa busca meticulosa, obtivemos resultados interessantes no hip-hop tuga. Com males de amor, gangsta rap made in Arrentela, traições com bitches pelo meio, whiggers revoltados com a sociedade, eles compõem o ramalhete do RAP/hip-hop português. E quem lidera este movimento? Difícil resposta, mas apontamos alguns líderes desta dinâmica com os incontornáveis MC Amaro, Warrioz do Ghetto (“Warrioz do Ghetto” no original), MC PO, MC Baby Pulla ou Cissy O.S. só para dar alguns exemplos.
A estética, intrinsecamente ligada ao hip-hop não pode ser descurada, por isso, nesta investigação que agora toma a forma de uma lista (onde muitos ficaram de fora e merecem uma segunda oportunidade) a música (basta carregar no play para ouvir) junta-se à poesia e às fotos (ampliáveis num clic) dos artistas. ‘Sse Bem?
5ª Posição: MC PO - "Volta pa trás"
Este MC divide a sua actividade musical entre duas grandes capitais do hip-hop: Bielefeld (Alemanha) e Vale de Cambra. A sua fotografia sugere que partiu com os progenitores para aquele país emigrando para uma vida melhor. Este tema “Volta pa trás” (“Volta pa trás” no original) versa sobre uma moça, objecto do amor de MC PO, que seguiu para a frente e não quer estar “à frente da lareira” voltando-lhe as costas. O sotaque (açoreano) dá aquele ar cosmopolita que só o rap português emigrado é que consegue.
Apesar da inveja de terceiros (“lo0l esta pagina aki deve ser pa gozar ou o karalho =P unca vi koisa tao ma.. so msm kuando a minha irma mais nova chorava pk tava kagada =P”) é preciso é força de vontade para um brilhante futuro. Força PO!
4ª Posição: Cissy O.S. - "Amo-te"
A Sara Aka Cissy O.S. pertence à crew de Olivais sul e apenas com um tema mostra já uma grande maturidade na manipulação das rimas e do amor. Neste tema, Cindy manda calar o “damo” ao qual “deixou claro que ama e que é tudo para ela” e mostra que do alto dos seus 16 anos os sentimentos são fortes e “para sempre”. Temos MC quando ouvimos o final do telefonema: “népia, depois falamos”.
3ª Posição MC Amaro ft. RDS5 – "Traição"
MC Amaro (ou Jorge) canta “A Capella” (“A Capella” no original) e começou por brincadeira “não faço isto por fama muito menos para ganhar dinheiro, mas sim por gosto...LOL” até porque “vo treinar bastante ate xegar ao patamar de cima e provar k consigo fazer o k keru , nunca vo desistir de nd se continu no palco keru agradecer a um grande amigo k me apoiou RDS5”. Quem fala assim não é gago! Neste tema, “Traição”, fala sobre a sua namorada que também era namorada de outro e como a apanhou com esse malfeitor no jardim, levando esta situação a uma escalada de gravidade, incluindo “a roupa atirada e espalhada pelo quarto”, prova máxima do desespero amoroso não correspondido. “Movimentando multidões” (sic), MC Amaro tem um flow muito próprio que, num futuro recheado de albúns multiplatinados, pode funcionar como imagem de marca.
2ª Posição: The Kid – "Só eu e tu"
The Kid aproveita a sua tenra idade e a sua voz pré-pubere para alcançar os agudos que o R&B exige. "Aqui têm um grande artista” afirma The Kid, até porque “com apenas 17 anos, The Kid reúne todas as condições para ser considerado mais que um simples artista. Oriundo das melhores cidades do mundo - Paris, The Kid veio para ficar neste universo musical, onde desde cedo começa a ser considerado um jovem com grandes possibilidades de ser reconhecido neste universo musical” (sic). A caminhada rumo ao estrelato tem provas concretas em salas, palcos e locais de difícil penetração e onde apenas os artistas consagrados conseguem singrar: “The Kid rapidamente atingiu o 12º Lugar (no Rap/Hip Hop) no Palco Principal”. Mais palavras não são necessárias quando a ambição do The Kid fala por si: “Elogiado por "verdadeiros artistas", criticado e julgado como um "futuro" artista comercial, e considerado um grande talento na música pelos ouvintes, The Kid é aquilo que se chama um verdadeiro e grande: ARTISTA.”
1ª Posição: Warrioz do Ghetto – "Estigas ao Cris(Tina)"
No Top da pirâmide dos melhores figura Warrioz do Ghetto (“Warrioz” no original) que junta ao hip-hop uma veia experimentalista com o field recording, a poesia ácida do gangsta rap e a métrica burlesca que só os versos populares nos podem oferecer: “Carlos Cabeçana/o teu pai quando te fez devia estar com a besana” ou “tirei-te uma foto e ocupaste a memória/com essa cabeça não vais ficar na história” ou ainda “devias morar num descampado/para não incomodar o vizinho do lado”. Neste tema, Carlos Cabeçana é o alvo das críticas azedas de Warrioz do Ghetto e ao qual se pede para ficar “na sua” tal como um aviso entre gangs. Não aconselhável a estômagos fracos, Warrioz do Ghetto é agressivo nas rimas, mostra as raízes do seu sotaque e cospe frases que atacam quem se atravessa na sua vida. Indispensável.