[INFO] BPFcast, o podcast do Beats Play Free
|
O Beats Play Free, para quem nos tem acompanhado, é um blogue colectivo de música livre e grátis ("netaudio"). Depois de notícias e críticas a discos enceta-se mais um "serviço": O podcast que deverá ser quinzenal e da autoria da equipa do BPF e de convidados.
Estreando uma secção dedicada a divulgação de podcasts de musica livre no Beats Play Free apresentam-se duas horas originalmente misturadas para uma sessão especial de natal do programa Catedral de Lágrimas na Rádio Onda Livre, que por motivos logísticos não chegou a ir para o ar na altura.
PLAYLIST: PRIMEIRA HORA
Irish - Coma and pray
Gilo - Nascer de novo
Embark - Catch the light
Greencross - Mindlock
CKZ - Waste land
Structura - Erlebniss01
Alpen Dynamo - Je m'ennuie
Reporter - Security awards
DMN Productions - Pensamento secreto
Sci Fi Industries - Status hex
Violet and the Mutants - Hard lullaby
Liger - Thanks and no thanks
PHOTOPHOB - Where as we wonder
Kazooo - Exposed
PLAYLIST: SEGUNDA HORA
Jesus the Misunderstood - Cosmonauts go to heaven
Motionfield - Timelines
Tang Kai - Pictures
I.V. Lab - The temple of crystaline lights
Zucchini - La defense blue (dub mix)
Syndrome WPW - Le marcheur
Bin?r Pilot - Robot wars
Plosive - Dubchant
Dream Metaphor - Yume
FP - Palori
Atomchild - Ragnarok
Chango Feo - Ballada
Mademoiselle - Au revoir
NNY - Tekrish
Stealing Orchestra - Conheci a carla nos carrinhos de choque
São duas horas com temas e bandas com algum nome para quem acompanha o netaudio: Gilo, Stealing Orquestra, NNY, Dream Metaphor (cujo dico [Contact] já foi ouvido aqui), Motionfield (cujo EP "Nothern Lights" é de audição obrigatória), Sci Fi Industries e Violet and the Mutants (com óptimos discos na Enough Records) entre outros.
Quem gostar de explorar este mundo ou quem já lá anda: Cheguem-se à frente com sugestões e podcasts!
domingo, março 23, 2008
[PODCAST] Podcast 15 - "Outsight"
|
Com muito atraso, mas acompanhando a onda de eventos dedicados ao netaudio e com a ajuda de outros autores de podcasts, chega-nos a proposta de Braindance com esta meia-hora de netaudio (música boa, gratuita e legal) que navega nos mares da IDM.
"Desta vez um viagem por sonoridades electrónicas mais cerebrais. Um passeio pelo mundo das experimentações sonoras abrangidas pelo rótulo IDM (Inteligent Dance Music) com recurso a edições netaudio de netlabels como a Archaic Horizon Records, a Kahvi Collective, a Sutemos, a Zymogen e a Tropic."
Tracklist:
1. Saturday Index - Partly Cloudy (Milieu Dub Forecast Mmx) [Archaic Horizon Records]
2. Lackluster - Starcell UK [Kahvi Collective]
3. Jvox - Odyssey [Sutemos]
4. Sleepy Town Manufacture - Tokyo Doesnt Love Us Anymore [Sutemos]
5. Ten and the Tracer - The Church [Zymogen]
6. Gaston Arevalo - Inmerso (D.Soul Remix) [Tropic]
7. Saturday Index - Partly Cloudy (Paramnesic Remix) [Archaic Horizon Records]
8. Lackluster - 20 [Kahvi Collective]
Clicar para aumentar a capa. Carregar em “Feed” para subscrever as emissões. Links para as músicas na tracklist. Comentários, sugestões e material para apreciação (CDs, MP3 e outros) são bem-vindos. Mais informações sobre o podcast aqui.
Duração: 31:56 (44MB)
Download . Feed
sábado, março 22, 2008
[INFO] Beats Play Free @ O Século - Lisboa
|
De hoje a oito dias, ou seja, no próximo Sábado, dia 5 Abril pelas 22h30 no
O Século (Rua do Século, Lisboa) mais um evento dedicado ao netaudio. O segundo com a chancela "Beats Play Free".
Um outro evento está a ser programado para Aveiro. Quem tiver conhecimentos e amor "à causa" do netaudio pode ajudar a disseminar o vírus. Mais informações no Beats Play Free.
"Netlabels: editoras de música cujas edições são gratuitamente distribuídas através da internet em formatos digitais de audio.
A maioria das netlabels funciona ao abrigo das licenças Creative Commons."
É legal, é livre, é grátis - e é descarregada da internet toda a música que se vai poder ouvir no próximo sábado 5 de Abril n'O Século, em Lisboa.
Será uma noite integralmente dedicada ao netaudio quer pelos dois projectos (ps e feltro) que apresentarão os seus live-acts quer pelos djset de aeriolabehaviour e Ogata T3tsuo com edições disponíveis em formatos digitais / virtuais por uma série de editoras de música que acreditam em meios de distribuição e divulgação alternativos aos habitualmente utilizados pelas editoras convencionais - a internet e todas as ferramentas que oferece.
Ao longo desta noite será possível ouvir as mais estimulantes novidades em distintas áreas musicais das mais importantes e inovadoras netlabels actualmente em actividade. A selecção musical estará a cargo aeriolabehaviour e Ogata T3tsuo, dois representantes de netlabels nacionais Test Tube e MiMi Records respectivamente - e de dois artistas que já editaram por netlabels: ps (que também é dono da netlabel Enough Records) e feltro. O evento contará com o apoio da Rádio Zero que fará a transmissão em directo.
quinta-feira, março 20, 2008
[NETAUDIO] Crisopa - "Medicamentosa EP"
|
No meio da ponte que liga electrónica e as “paisagens impossíveis” da música ambiente, Crisopa (Santi Lizón, um madrileno), tem alguns EPs lançados em netlabels e dois temas em compilações da Cold Room e Miga (“Drifting Skywards 3” e “Tangencial”, respectivamente) . Nos quatro temas deste EP “Medicamentosa” lançado pela Addsensor, Crisopa aponta o caminho: Sustentados por lençóis de sons sintetizados, macios e melódicos aparecem os condimentos com instrumentos acústicos aqui e ali e os glitches que acompanham a parte rítmica das faixas com o objectivo único de acomodar “alterações neurológicas” influindo no “sistema emocional do ser humano”.
IDM para vêr o Sol a pôr ou música ambiente para olhar o mar, kitch, mas não necessariamente fácil e vazia, (“Tetris triste” ou “Nana veloz” são suculentas ainda que leves), este “Medicamentosa EP” não cansa nas primeiras audições talvez pelo cuidado que Crisopa tem a adornar as suas obras de forma consistente, mas não exagerada.
Download: Cover-WallPaper | Download MP3 zip | Download OGG zip
+info:
» Addsensor
» MySpace
terça-feira, março 18, 2008
[PODCAST] Emissão 17 "O Canto do Cisne - O outro lado do espelho"
|
Uma escolha particular de temas para acompanhar este fim de Inverno. Temas reflectidos em si mesmos...
Clicar na capa para aumentar e ver a playlist.
Carregar em “Feed” para subscrever as emissões.
Comentários, sugestões e material para apreciação (CDs, MP3 e outros) são bem-vindos.
Mais informações sobre o podcast aqui.
Duração: 25:33 (23,3MB)
Download . Ouvir . Feed
segunda-feira, março 17, 2008
[INFO] O concerto cancelado dos Tokio Hotel
|
Uma das notícias deste fim-de-semana foi o cancelamento do concerto dos Tokio Hotel que deixou em desespero milhares de fans da banda. Devido a uma laringite do vocalista da banda, esta não pode actuar.
Ora bem, nem seria motivo de interesse pese o facto de parte dos 17.000 admiradores entrarem em colapso com esta notícia. A discussão na página do Blitz com a notícia é exemplificativa da conversa entre fans e outros que gozam o prato de ver meninas a chorar baba e ranho pela sua banda favorita (desde quando vemos isto?). No vídeo da SIC as vozes clamam bem alto por justiça, sendo os pais os que mais frustrados devem ter ficado: Levar o(a) seu rebento a ver uma banda desta categoria e o(a) petiz vir sem estória para contar na C+S deve ser amargo...
Mais que as imagens fica a tristeza que todos já sofremos. Enfim, mais que as imagens, as palavras (da Sílvia):
"NINGUÉM, que não tenha lá estado, faz ideia do que se pôde ver hoje à tarde no Parque das Nações.
Eu NUNCA VI NADA ASSIM!
Não sou FÃ da banda, mas num impulso decidi comprar o bilhete e ir ao concerto.
Louca, cheguei apenas com duas horas de antecedência. Já o Parque das Nações estava apinhado de gente. As varandas no topo do centro comercial Vasco da Gama reuniam um sem número de pessoas que pararam para assistir ao fenómeno. As dezenas de filas para entrar no Pavilhão pareciam não ter fim.
Para um público que se evidenciava maioritariamente feminino, a quantidade de rapazes era SURPREENDENTE!
Muitos acompanhavam as namoradas, outros compareciam por vontade própria.
Grupos de amigas trajadas a rigor para a ocasião, outras nem por isso, e muitos pais com filhos tão entusiasmos quanto eles.
A ansiedade era grande, o cansaço da espera ainda maior. Finalmente entramos. Um pavilhão preparado para receber 17 mil pessoas, já se encontrava quase sufocante. O palco parecia perder-se naquela imensidão de gente. A música que tocava aumentava a adrenalina e sempre que se calava, uma enchente de gritos ressoava por todo o Pavilhão: “Tokio Hotel! Tokio Hotel!”
“Bills” e “Toms” espreitavam de todos os lados, nos posters espalhados pelo recinto, milhares de cartolinas com mensagens escritas em alemão se erguiam bem no alto .
Muito entusiasmo, MUITOS DESMAIOS!
Por volta das 20h, sobe ao palco um representante da EiN e comunica, com alguma dificuldade, aquilo que eu já suspeitava: “O Bill está muito doente e por isso o concerto foi cancelado. A boa notícia é que o concerto será adiado para dia 29 de Junho.”
Momentos depois sobem ao palco os outros três elementos da banda e Tom Kaulitz (em alemão para toda a gente perceber!! ) esclarece o sucedido e pede desculpas.
Os instantes seguintes deram lugar a um cenário, não muito longe de uma pós guerra.
Os DESMAIOS AUMENTARAM, e O CHORO ERA MAIS QUE MUITO. Murros contra as paredes, gritos de revolta, corpos jogados no chão, dobrados sobre si mesmos, sem forças para se levantarem. Abraços de conforto, rostos em choque.
Permaneci de pé, estática, de olhar incrédulo perante tal cenário desolador.
Não consegui conter as gargalhadas perante algumas situações. Diante doutras senti pena. Não fui capaz de fotografar ninguém. Era demasiado triste. No fundo eu era capaz de perceber o que elas estavam a sentir.
Meses e meses de espera, a aguardar pelo dia do tão desejado concerto, meetings realizados, presentes para oferecer, iniciativas para concretizar e tornar o concerto inesquecível, viagens de tão longe, DE OUTROS PAÍSES, para poder estar ali, perto dos ídolos que mal puderam ver. Sonhos, sonhos e sonhos…
Cá fora, no perímetro que delimitava o recinto, o chão coberto de lixo acumulado das pernoitadas, conferia à paisagem um ar ainda mais agreste. Por entre as caras pesarosas e as maquilhagens borradas, já outras se conformavam e encaravam a situação com mais tranquilidade. Ouviam-se lamentos, “porquês” e trocas de opiniões sobre o sucedido.
Algumas esperavam que os elementos da banda pudessem vir cá fora, para dar autógrafos ou acenar de longe. Mas os minutos foram passando, e depressa perceberam que tudo estava perdido. O frio desencorajador fez grande parte dispersar rumo a casa. Outras, porém, permaneceram quietas, debaixo da noite, a afogar a tristeza."
sábado, março 15, 2008
[DISCO] 23Hz & Numaestro - "Al-Andalus"/"Praise Dub"
|
Se existisse um dubstep mediterrânico, este disco seria um dos discos mais emblemáticos desse movimento. A existir esse sub-género, "Al-Andalus" ou "Praise Dub" serão os temas que o vão impulsionar. Mais do batidas espaçadas sob um manto de sintetizadores cansados e serrilhados (obviamente acomodados no sub-baixo) 23Hz & Numaestro dão aquele toque exótico da World Music nestes temas.
Com samples de vozes de Marrocos ou da Algéria, os temas são claramente orgânicos até caminharem para aquela frieza típica do dubstep, deixando as faixas (excelentemente masterizadas pelos estúdios Transition), a meio caminho entre o solo arenoso do deserto e um espaço futurista.
Primeiro embate ganho à partida pela Iberian Records que se prepara para lançar a segunda rodela de vinilo brevemente com dois temas de Relocate ("Too Moody II Swing" e "Dot Dot Dash").
+ info
» Iberian Records
» Corsario Riddim
quarta-feira, março 12, 2008
[INFO] Dubstep Goes South
|
A notícia vem no Tranquera: "O podcast exclusivo do Tranquera para a publicação californiana XLR8R, entitulado Dubstep Goes South [link], chegou ao primeiro lugar na preferência da audiência. A seleção inclui faixas de Daleduro, Pacheko, Cardopusher, Zardonic, Thark, Dysord Sith, Dubstalker, MPC, Buguinha Dub, Digitaldubs e Subcut. Ouça o mix, confira o tracklist e deixe seu comentário no site da revista.
Aproveite também para ver o preview do documentário The SRK, produzido pelo Studio Rarekwai. O filme conta com a participação do Tranquera – que encabeça o projeto audiovisual Subcut –, além de N-Type, Mala, Benny Ill, The Bug, Tes La Rok, Benga, Kode 9, Stg. Pokes, Boomnoise, Goth Trad, Mary Anne Hobbs, Plastician e mais. No Youtube."
Tracklisting
1. Los Palmeras "Bombom Asesino (Daleduro Version)"
2. Cardopusher "Homeless"
3. Pacheko "Done With The Zine"
4. Zardonic "Dead Miracles"
5. Thark "Blue (Thark Space Remix)"
6. Dysord Sith "Everything I Touch Dies"
7. Thark "Strange Feel"
8. Daleduro "Heavy Shit"
9. Dubstalker "Bun Out Da Wicked"
10. MPC "Rio Dub Style"
11. Buguinha Dub "Liberate"
12. Digital Dubs "30 Head Riddim (Bruno Belluomini Remix)"
13. Pacheko & Cardopusher "Harp Shaped Box"
14. Subcut feat. Jimmy Luv & Anão "Paga Pau (Uptempo Vocal Mix)"
15. Pacheko & Cardopusher "Lemna"
segunda-feira, março 03, 2008
[NETAUDIO] Shelter - Sleepyhead falls off the edge of the world
|
Um facto: Pedro Leitão na review que faz a este disco na página da Test Tube consegue congregar as duas principais características sonoras deste disco de Shelter: uma beleza nostálgica dos teclados rugosos dos Boards of Canada com uma certa agressividade de uma voz branca que junta juventude com o rap onde menos se espera.
O hip-hop, que não raras vezes cai num cliché, aqui é colocado como ferramenta de algo maior não macarando as belíssimas melodias e lençóis de sons sintetizados como é o caso de “We like falling (feat. Balance)”. O mais interessante neste “Sleepyhead falls off the edge of the world” é mesmo a dicotomia entre o conforto e os sons redondos e a hostilidade própria do texto rapado.
“The Swamp” é a jóia de coroa seguida de “We like falling (feat. Balance)”. A primeira é simples e corta a direito, sem grandes cerimónias. Sabe bem música com conteúdo ou que apenas nos ofereça o que é acessório. A essência antes da forma.
+info:
» download gratuito (Zip + 29,5Mb)
» site de Shelter
» site do disco na Test Tube
sábado, março 01, 2008
[INFO] Beats Play Free
|
No próximo Sábado, dia 8 de Março pelas 23h00 as batidas vão correr livres no Quebra (Rua de Quebra Costas) em Coimbra. Um evento planeado a partir do Fórum Sons onde vários intervenientes construíram aquele que se espera ser não ser um caso isolado: uma noite de netaudio com distribuição de CDs de artistas que oferecem a sua música.
O press-release já a seguir pedindo-se a todos que o divulguem onde acharem mais apropriado.
«Música livre! Música grátis!
"Netlabels: editoras de música cujas edições são gratuitamente distribuídas através da internet em formatos digitais de audio.
A maioria das netlabels funciona ao abrigo das licenças Creative Commons."
É legal, é livre, é grátis - e é descarregada da internet toda a música que se vai poder ouvir no próximo sábado 8 de Março no Quebra, em Coimbra.
Será uma noite integralmente dedicada ao netaudio - edições disponíveis em formatos digitais / virtuais por uma série de editoras de música que acredita em meios de distribuição e divulgação alternativos aos habitualmente utilizados pelas editoras convencionais - a internet e todas as ferramentas que oferece.
Ouvir-se-ão, nesta noite, edições disponibilizadas gratuitamente na internet através de muitas das netlabels que coexistem num universo em espansão acelerada ainda que, por enquanto, longe dos ouvidos do grande público.
Ao longo desta noite será possível ouvir as mais estimulantes novidades em distintas áreas musicais das mais importantes e inovadoras netlabels actualmente em actividade. A selecção musical estará a cargo de Ogata T3tsuo - representante da netlabel portuguesa MiMi Records - e de dois entusiastas do netaudio: Deckhard e BrainDance.»