[DISCO] Kode9 + The Spaceape "Memories Of The Fututre"
|
A Hyperdub continua a ser a entidade progressista na cultura dubstep/hip-hop/ dub/2-step e/ou pós-jungle (riscar o que não interessa) ainda que outras editoras como a Planet-Mu de Mike Paradinas ou a Tempa façam “concorrência” aos lançamentos da casa de Kode9. Após o muito aclamado disco homónimo de Burial é a vez da dupla Kode9 e Spaceape (que também participou no disco de Burial). Como tal, as comparações de “Memories Of The Future” com “Burial” são quase obrigatórias - uma vez mais e como se constatou em “Oneiric” de Boxcutter – sendo que o dubstep leva já variados caminhos sobre a mesma matriz ideológica.
Bastante vocalizado pela lírica futurista, global e única de Spaceape este “Memories Of The Future” roça momentos de alguma “pop” experimental onde a melodia não se mostra tão envolvida em negrume intenso, como é o caso de “Curious (Featuring Ms.Haptic)” e a faixa de abertura, “Glass”, que assenta sobre uma camada confortável de sonoridades um pouco sonolentas, mas agradáveis. Por outro lado, e a chamar às raízes urbanas, depressivas, apocalípticas e sujas do dubstep temos “Addiction”, um tema intenso e cheio de groove pesado que aponta directamente para a cabeça, tal como a “beatless” “Sine” que privada de estrutura rítmica sobrevive com uma poderosa linha de baixos gordos e assustadores coadjuvados pela voz – ainda mais – pesada de Spaceape.
Incluindo 10 faixas originais que contêm dois interlúdios e outras 4 músicas de EPs já lançados, “Memories Of The Future” revisita “Kingstown” com uma soberba frase de baixos que rasgam constantemente o tema e “9 Samurai” uma força bruta de desespero, depressão e purga espiritual, sem dúvida uma das melhores faixas do disco sendo uma espécie de marcha fúnebre do século XXI. Continuando o filme “gore”, temos ainda “Bodies” e como que uma aproximação à superfície da água (embora sem lá chegar) ouve-se “Quantum” fechando os 52 minutos de “Memories Of The Future”.
Com a experiência (o know-how, afinal) da pista de dança, Kode9 e Spaceape juntam-se para criar um disco que se separa dos anteriores pontos altos da cena dubstep - “Burial” e “Oneiric” – pela incursão em terrenos mais melódicos (ainda que pontualmente), pela precisão cirúrgica das linhas de baixos e pela riqueza poética deprimente das rimas de Spaceape. No entanto, os temas mantêm o objectivo prioritário de atingir a mente e a pele em vez das pernas e dos pés. Não será isto Inteligent Dance Music?
[Kode9 e The Spaceape, “Memories Of The Future”, HYPCD 001 2006]
+ info