[DISCO] Plaid "Double Figure"
|
Talvez desiquilibrado, este “Double Figure”. Estranha, sem dúvida a evolução dos temas neste trabalho, o completar de uma sequência iniciada com “Undoneson”, “Not For Trees” e “Restroof Clockwork”.
A justificação de um trabalho desiquilibrado surge pela variável da qualidade dos temas apresentados: Se, de facto, “Eyen” surge como uma faixa belíssima e de enorme interesse (mas não emblemática deste mar de electrónica abstracta de “inteligent dance music” fundida com melodias mais orgânicas e –quase – chill out como “Zamami”) outros temas são sofríveis. São as quatro primeiras faixas que marcam “Double Figure”. Além de “Eyen” e “Zamami” ainda temos uma exploração electroclash (quer queiramos ou não os Fischerspooner devem ter ouvido este albúm) em “Squance” (MP3) mas um pouco mais escura e minimal quando comparada com as reminiscêncis “eighties” que se espalham pelo mercado. “Assault on Predict Zero” dá o mote para as restantes faixas (são 19 ao todo) em que a electrónica emerge sem pudor de uma forma mais experimental (“Silversum”, “Ooh Be Do” – uma grande faixa – e “Twin Home”). O electroacústico é explorado com grande mestria neste trabalho de Plaid conferindo-lhe o sabor principal de “Double Figure” sendo exemplos conseguidos em “Ti Born” onde o breakbeat se confunde com o sax e a linha de groove por baixo ou ainda em “New Family”, um tema intenso em jeito midtempo com teclados quase clássicos. O disco de 70 minutos termina com “Mayme”, sombrio, lento, arrastado e vocalmente condimentado a pedir um genérico de filme de suspense de Domingo à noite onde as forças humanas retemperadas de fim de semana já se esvairam antes de uma semanda de trabalho.
A estética do albúm é um cruzamento entre tecnologia (ilustrada pela linhas de um aparelho de televisão) um urbanismo só e citadino, tudo isto encaixado numa gama de cores frias com pondo um inlay pouco esclarecedor do que se pode ouvir no CD.
“Double Figure” é um disco que se entranha nos primeiros 20 minutos e se estranha nos restantes, mas que precisa de alguma persistência própria de quem espera por uma nova baforada fresca na IDM.
+info:
site oficial do albúm
info sobre os plaid na warp
site oficial
[WARP "Double Figure" WARPCD84, 2001]
nota: abrir os links das músicas numa nova página