[DISCO] Boards of Canada "Trans Canada Highway"
|
A descontinuidade do trabalho dos Boards of Canada (BoC), onde longos intervalos de tempo de inactividade são interrompidos por algum material oficial editado pela banda, juntamente com o secretismo que Michael Sandison e Marcus Eoin Sandison (são irmãos) cultivam, geram um pequeno terramoto nos admiradores desta banda aquando do lançamento de um disco ou EP. Este “Trans Canada Highway” não foi excepção. Previamente pensado para ser posto à venda no dia 6 de Junho de 2006 (6-6-6), o lançamento foi adiantado para o mês de Maio devido à simbologia que a data sugere.
Com uma imagem muito própria, os BoC foram construindo a sua faceta visual sobre uma linha muito coerente e a capa de “Trans Canada Highway” não foge a esta ideia. O desenho simples e vintage de uma auto-estrada corta com as imagens mais trabalhadas de “The Campfire Headphase” de onde tem origem este EP de 28 minutos. O lançamento deste EP conta, ainda, com outra novidade: O primeiro vídeo do duo que assinado por Melissa Olson, participante de documentários do “National Film Board of Canada”, a influência máxima dos BoC, vídeo esse referente a “Dayvan Cowboy”, a primeira faixa de “Trans Canada Highway”. Aliás esta música mereceu uma mistura de cLOUDDEAD (“Odd Nosdam remix”).
“Left Side Drive”, segundo tema, lembra-nos os Boards of Canada mais antigos com cinco minutos de som espaçoso e simples, sem os arranjos de cordas que alguns fans contestaram em algumas músicas contidas em “The Campfire Headphase”. Leve e fluida, este “Left Side Drive” junta às camadas suaves de electrónica analógica um borbulhar de sons que lhe confere uma riqueza especial. "Heard From Telegraph Lines", uma reprise da faixa anterior, com um loop nu e elementar antecede o outro ponto alto do EP (juntamente com “Left Side Drive”): "Skyliner"; “Old School” BoC? Som enrugado e dramático que luta com a pureza do antagonismo de lençóis sintetizados como só Michael e Marcus sabem fazer. Ligeiramente agressiva, mas óptima para acompanhar numa viagem, cresce lentamente à medida que avança. Para acabar o material original ouve-se "Under the Coke Sign", também uma reprise do tema anterior. O seu som familiar rapidamente se torna dejá-vu, principalmente para quem conhece os trabalhos anteriores de BoC. Chegados ao ponto crítico de “Trans Canada Highway” (a mistura de “Dayvan Cowboy”), a revisão de qualquer artista de uma música dos BoC pode “matá-la”, devido à sonoridade muito típica destes e à necessidade que uma mistura tem de incorporar a linguagem de quem a trabalha. “Dayvan Cowboy (Odd Nosdam Remix)” não se esquiva a esta regra. cLOUDDEAD está neste tema que, durante nove minutos, baralha e volta a dar com a distorção da faixa original (com uma série de drones sucessivos) e a incorporação de novos elementos melódicos não necessariamente desagradáveis. No entanto, o principal interesse de “Dayvan Cowboy” (o original) é a sua digestão metódica e a mistura não lhe confere essa qualidade.
Este EP fica aquém quando comparado a anteriores como “In a beautiful place out in the country”, por exemplo. Apesar de dois monstruosos temas como “Left Side Drive” e "Skyliner" (além do já conhecido “Dayvan Cowboy”) o prazer da sua audição é intermitente, embora largamente satisfatória.
[Boards of Canada, Trans Canada Highway EP - Warp 2006]
+ info:
site dos BoC
video de “Dayvan Cowboy”