![]()
|

Os Ratos De Porão voltaram a editar um álbum 25 anos após a sua formação. "Homem Inimigo do Homem" foi o nome escolhido para mais meia-hora de pancada, arrotos, velocidade inatingível, violência, berros, saltos, gregórios, raiva, sangramento, barbárie descarada e muitos pontapés - ou seja o típico e normal nos Ratos De Porão e no hardcore que produzem.
Ainda assim, convém fazer sobressair o facto deste disco ser nitidamente uma aproximação ao som de "Carniceria Tropical" (disco lançado em 1997 e que será, com poucas dúvidas, o disco mais violento que passou na minha aparelhagem) mas sem se afastar muito do anterior "Onisciente Colectivo". Já este "Homem Inimigo do Homem" não resultou tão violento (porque nem sequer me parece possível conseguir chegar a esse ponto) até porque o produtor Billy Anderson (também produtor do "Carniceria Tropical") esteve mesmo para trabalhar neste último álbum... mas desapareceu sem deixar rasto à última da hora. Mas não fez mal nenhum... os punks desenrascam-se sempre e chegou-se a uma versão final bem profissional e digna de uma carreira enorme, mítica e que faz dos Ratos De Porão, ainda, a minha banda favorita de todos os tempos.

"Homem Inimigo do Homem" chega na altura certa e, assim o espero, poderá dar o mote a uma possível nova visita destes brasileiros a terras de Portugal... I wish...
É para ouvir repetidamente e para testar aparelhagens e sistemas auditivos humanos.
» Site oficial da banda
» Myspace