[INFO] Mailing list da FLur
|
A
Flur, além de ser uma excelente loja de música, mantém - a par da Ananana - uma
mailing list - "Lust" - que extravasa a simples amostragem de novos discos à venda. De facto, as críticas aos discos são, invarivelmente, mais bem conseguidas e com textos mais belos que o que lemos comummente na
blogosfera ou mesmo na imprensa escrita e falada, mas além disso somos sempre congratulados com um pequeno texto introdutório que mais não é que uma crítica mordaz ao país onde vivemos.
Nesta semana, na edição 307 da sua mailing list, a Flur faz uma apreciação do canal Baby TV e o fenómeno das raves dos anos 90. Delicioso o texto que passo a transcrever:
"Baby TV, um canal por cabo, reproduz em boa parte da sua programação o que era a experiência visual rave no início dos anos 90. Por vezes a semelhança é incrível. A origem do canal está no facto de um dos seus criadores ter concluído que era necessário um serviço 24-24 dispensasse a necessidadede estar sempre a fazer rewind no video que o seu bebé guinchava para ver outra e outra vez. Alguns interlúdios entre a programação normal são sucessões de fractais e imagens caleidoscópicas hiper-coloridas, sempre em movimento, perfeitamente adequadas a uma sala chill-out vintage. as sequências com câmera fixa num aquário repleto de peixes, pedras e estrelas-do-mar de todas as cores são loops visuais não muito diferentes das imagens 3D que ilustravam muita música consumida como expansão da mente. Bonecos a piscar os olhos, em lento movimento circular, embalam não apenas os bebés.
Se pensarmos em alguns dos clichés da era rave, a semelhança é quase assustadora: raparigas com chupetas na boca e roupa infantil, t-shirts com bonecos, apitos, bastões de luz, fractais, explosão de cores, repetição e nonsense,a Baby Tv traz de volta algumas das memórias mais presentes de quem passou pela experiência de perder a cabeça em raves, ver coisas que não estavam lá, prender-se com detalhes sem importância, imaginar histórias no caleidoscópio de cores dos vídeos tridimensionais e escapar da realidade ao ponto de o escape, às vezes, ser a realidade. Foi muito bom durante pouco tempo. Flashback!"
A
mailing list da Flur pode ser subscrita
aqui e tem periodicidade semanal em formato PDF.