[INFO] Jornal "Raio X"
|
Após a notícia do desaparecimento do Blitz (cujo regresso em formato revista está marcado para 22 de Junho) mais uma publicação musical em Portugal surge: O Jornal Raio X. De publicação quinzenal (às Quartas-Feiras) conta com uma redacção de oito pessoas e vai dirigir-se a colaborações específicas sobre cada género musical com o objectivo de fornecer informação de difícil acesso aos leitores. A partir de 14 de Junho, o "RX" custará 1 euro e terá uma tiragem de 20 mil exemplares.
Sobre o actual mercado da imprensa musical Rui Maciel, director do Raio X diz, «na altura o mercado estava parado e o Blitz tinha o seu público implantado. Agora que vai passar a ser uma revista mensal, resolvemos recuperar o projecto para ocupar o vazio deixado pelo Blitz». Segundo o director, a publicação, dirigida a um público dos 15 aos 30 anos, ocupa um "espaço interessante a nível de publicidade" e "quantidade de leitores". "Basta ver esta febre dos festivais. Há um grande mercado a ser explorado", ilustra. Mais ainda, "as publicações de música sofrem uma forte concorrência. Quem quer ler a crítica a um disco quando o pode ouvir à distância de um click?", reconhece Rui Maciel. Por isso, o "RX" tem como "trunfos" "ir onde os fãs não podem ir, ir aos bastidores falar com as bandas, conhecer os músicos a um nível pessoal" e ir além da "notícia, reportagem ou crítica".
Mais informação no MySpace do Raio X.