[OPINIÃO] Dowloads e Indústria Fonográfica
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No site da Pró-Música, uma página onde se mostram os benefícios da compra de CDs e do download legal de faixas, mostra-se a propaganda anti-pirataria bem como as razões que a indústria fonográfica defende para combater esta presente situação de impunidade dos utilizadores de música on-line. Neste mesmo site afirma-se que “não há dúvida que os downloads ilegais e gravação de CDs estão a fazer como que as vendas diminuam - e a maioria dos artistas faz da música a sua forma de vida. A mentalidade “música gratuita” afecta não só os artistas como a indústria fonográfica e desvaloriza a cultura e o comércio.”
No entanto, no mesmo site e observando o Relatório sobre Música Digital de 2006 pode-se ler que “as receitas recorde das empresas (receitas comerciais) atingiram $US 1,1 biliões em 2005, um aumento para o triplo face a 2004 ($US 380 milhões)”. Em que ficamos? Os downloads realmente prejudicam as vendas da indústria fonográfica ou, pelo contrário, são-lhe indiferentes? Os resultados deste relatório que apontam para os tais lucros recorde são paradoxais tendo em conta os “420 milhões de faixas descarregadas em 2005, mais do dobro do número descarregado em 2004 (156 milhões).” Se, de facto, os lucros triplicaram como é que foram influenciados negativamente pela estimativa que “o número de ficheiros ilícitos de música disponíveis na Internet em cada momento atinja os 885 milhões, um valor ligeiramente superior ao verificado em Janeiro de 2005 (870 milhões), mas inferior face a Junho de 2005 (900 milhões).”? Uma incongruência que nem a IFPI se dá ao trabalho de justificar. A sua argumentação baseia-se – sempre – em frases e questões não quantificáveis.
Ainda verificando os resultados financeiros das editoras, mais afirmam o que já todos sabem, “a grande maioria dos artistas NÃO é rica. E não se trata apenas de algumas faixas, mas virtualmente de tudo o que está gravado.” Logo, o lucro fica onde?
Uma propaganda baseada no medo e na desinformação que é corroborada pelo maior e melhor argumento pró - pirataria protagonizado pelos D'zrt: “Roubar a música é matar a música. Sempre que sacas uma música estás a contribuir para que os nossos concertos acabem.”
Ok.