[Disco] Massive Attack "Danny the Dog"
|
Falar de uma banda sonora, sem se conhecer o filme, é um pouco como falar do acompanhamento, sem saber o que vai ser a comida. No entanto, uma banda como os Massive Attack merece toda a nossa atenção, por diversas razões:
Pela sua importância na defenição de novas estáticas musicais
Pela sua contínua evolução
Por não ser propriamente a banda mais profícua do mundo
Tendo isto em mente, foi com enorme expectativa que ouvi este “Danny the Dog”, a banda sonora para o filme homónimo de Luc Besson. E posso dizer que continuo a ouvir, não com a anterior expectativa, mas com presente prazer.
São 21 trechos, todos instrumentais, sendo a sua heterogeneidade o denominador comum. São portanto, tanto acústicos como electrónicos, tanto calmos como violentos, tanto frios como gélidos, quando não isso tudo ao mesmo tempo. Isto, pois eles aprofundam o caminho já marcado pelo último “100th Window”, onde já pontuavam sons, que eu chamaria no mínimo, de ascéticos. O facto de terem sido e continuarem a ser de tal modo, não deve ser alheio ao facto de terem sido de novo, 3D e Neil Davidge, os responsáveis pelos temas. Estão portanto longe os tempos de tentar dançar o que não se consegue (digo eu). Agora é mesmo ficar sentado, até o albúm acabar.
Os temas são na sua generalidade bastante satisfatórios, antevendo-se uma eficaz ligação com as imagens a que eles se destinam. Isto pois os sons assemelham-se a esculturas musicais, destinadas a representar estados de espírito e situações que nelas fazem sentido. Digamos que para quem ouvir o albúm antes de ver o filme, caso deste escriba, corre o risco de a visão do realizador poder diferir da nossa, ou seja, para algo que visualizámos assim possa sair meio assado.
E puxando assim, de novo a comida, cá fica a minha sugestão para ouvir este albúm. Desta vez nada para comer ou beber, mas sim, um fim de tarde na cozinha, com alguns amigos, enquanto se faz algo que mate a fome no fim deste “Danny the Dog”. Merece no mínimo um belo repasto.