[DISCO] VA "Nylon Showcase#3"
|
Já conta com um ano este Nylon Showcase #3, disco que celebra a definitiva internacionalização da editora portuguesa Nylon, fundada em 1999 e que nos tem presenteado com alguns projectos muito intessantes. Pedro Passos (Ex-Ithaka) compilou este disco recheando-o de temas de artistas nacionais e incorporando revisões de músicos estrangeiros de renome com Howie B, Mo’ Horizons, Afro Mystic, Sofa Surfers e Gilberto Gil (em boa hora remisturado por Cyz). Desta forma, damos conta do salto qualitativo da Nylon: agora não é só para o nosso país e os trunfos estão à vista.
Todos os artistas deste disco assinam pela Nylon excepto os CoolHipnoise e os Hipnótica, que são representados pela Valentim de Carvalho (a distribuidora de Nylon Showcase #3) e NorteSul, respectivamente.
Abre-se um disco com Loopless e apetece-nos afundar lentamente no sofá, com temperatura q.b., aninhar-nos na poesia quente de Kika e deixar a chuva soar lá fora: é inegável que a fusão de Loopless em "Educated Fools" (com a ajuda de Orlando) nos provoca conforto. Shelter Av. É responsável pela segunda faixa ("Dubida")e mostra-nos o pós hip-hop fundido com disversas bases sonoras. Cys apresenta-nos a um dos pontos altos do disco: Mistura com Gilberto Gil, este “Eu tenho pena” faz a ponte entre os ritmos mais electrónicos e os brasileiros, sem choque e com delicadeza. Evidentemente, esta faixa foi por demais tocada na Rário Oxigénio. Cynthia Zamorano com Gilberto Gil é um duo de belo equilibrio. Spaceboys, menos acessíveis que os CoolHipnoise, mantêm um flow muito próprio na construção dos temas a que não é alheia a junção do baixo (o groove ficou lá) a uma percussão leve, mas muito cuidada. Segundo ponto alto do disco assinado pelos Cool Hipnoise revisionados pelos Mo´Horizons: Densa electrónica muito sensual condimentada por uma voz portuguesa que presta a sua homenagem a Carmen Miranda em "Dama Dada". Os Hipnótica pela mão dos Sofa Surfers expoem como as colaborações podem ser proveitosas para ambas as partes: Em “Reopen the Door (Sofa Surfers re-dub)” a mão dos surfistas de sofá é indiscutível relebrando-nos os tempos de “Cargo”. O dub abraçado com os loops de electrónica rasgada e uma componete rítmica bem presente. Vale bem a pena realçar ainda a faixa, "Words & Poets" de Mr. Spock que nos trás um tema bastante chill-out, quase mid-tempo.
A Nylon cumpre com excelente nota aquilo a que se propôs: mostrar música de fusão e electrónica de índole nacional e ambicionar colocar Portugal neste mapa, bastante retalhado, incerto e em mudança constante da música de fusão.
[VA "Nylon Showcase #3”, NylonCD008 - Off The Record, 2003]
+info:
Tunes
Groove Distribution