Depeche Mode - "Devotional" e "Remixes 81-04"
|
Uma edição e uma re-edição em DVD dos Depeche Mode (DM), chegaram no final do ano passado e merecem o nosso destaque. Deixemos a história e a discografia para posts posteriores e falemos separadamente de cada uma delas.
DEVOTIONAL (DVD)
A parte visual dos DM, foi um aspecto algo descurado no princípio da sua carreira. Foi com a colaboração com Anton Corbjin, encetada por volta de 86 com os vídeos para o LP "Black Celebration", que o artista holandês levou a banda a um primor visual digno do seu nome. Este proporcionou uma enorme melhoria em diversos aspectos: para além dos vídeos, também as capas, as fotografias, projecções ao vivo, etc..
Este DVD que surge agora (edição anterior em VHS), resulta da digressão que dá lhe o nome, realizado por alturas do LP "Songs of Faith and Devotion". Nesta digressão, filmada aqui em duas datas (Frankfurt e Barcelona), foi encomendado a Corbjin não apenas a respectiva gravação, mas também o palco, ou seja, uma estrutura que resulta num conjunto de ecrãs sincronizados entre si. As projecções, que podem ser vistas como extra do DVD, funcionam como um complemento visual das respectivas musicas resultando perfeitamente com o ambiente da digressão. Para os fãs, obrigatório sem dúvida. Para os restantes uma óptima forma de se tornarem.
Nota: Foi por estas alturas que o vocalista morreu por dois minutos devido a uma overdose. Compare-se a sua figura com a actual para as diferenças.
"REMIXES 81-04"
Esta colectânea de remisturas que agora nos chega, é como um guia do que foi a música pop e arredores no período referido. Basta olhar para os responsáveis pelas remisturas para rever alguns dos fenómenos musicais mais relevantes dos últimos tempos. Desde Flood (produtor de alguns dos albúns mais importantes dos últimos 20 anos), Alan Moulder (outro produtor de renome), François Kevorkian (DJ e remisturador de longa data), Underworld, DJ Shadow, Air, Kruder & Dorfmeister, Goldfrapp (estes últimos alguns dos mais recentes), a lista de remisturadores é sem dúvida uma que se destaca. Daí que esta colectânea (existem várias edições, mas recomenda-se a limitada) nos permita acompanhar o que melhor se ouviu nos DM, mas igualmente o que de mais inovador se ia fazendo em muita música por esse mundo fora. Como os DM, pela sua veia electrónica, sempre foram propensos a tais mexidas nas suas músicas, são vinte e três anos para acompanhar nas diversas remisturas. Desde as mais experimentais, às mais dançáveis e até, às mais irreconhecíveis. E algumas são mesmo brilhantes...
Não sendo tão imprescindível como a anterior sugestão, não defrauda as expectativas a que os DM nos, felizmente, habituam.
Nota: Obviamente que existem mais remisturas e muitas houve que, ficando de fora, mereciam outra atenção. No entanto, estando a edição limitada já com três cd's... não há como tentar outras formas.
Sítio oficial dos DM