[DISCO] Humanos "Humanos"
|
Que bela surpresa tinha o final do ano passado reservado para nós. Estes "Humanos" chegam ao OTITES com um mês de atraso, mas penso que vão ficar na respectiva playlist durante algum tempo. Falemos primeiro do que rodeia este disco e depois o que ele nos traz.
António Variações. Faço parte duma faixa etária para a qual a lembrança dele se resume a aparições na televisão estranhíssimas e ainda para mais difusas pela passagem dos anos seguidas de uma morte estranha. Felizmente o tempo trouxe-me a possibilidade de descobrir este senhor e a sua obra, podendo assim contextualizar as recordações que tinha desde criança.
A sua discografia resume-se a dois LP´s ("Anjo da Guarda" e "Dar e Receber") e um máxi ("Povo que lavas do rio"). A curta discografia editada deste som "Entre Braga e Nova Iorque", deve-se a duas razões principais: a primeira relutância da editora, Valentim de Carvalho, em gravar canções que na década de 80 deviam soar a nada parecido e a morte prematura no dia de St. António de 84.
Resumido o que foi (para mais informações ir aqui ), passemos ao que levou a isto disco.
Gravações inéditas foram entregues pelo irmão, Dr. Jaime Ribeiro, que chegaram aos ouvidos de David Ferreira, Nuno Galopim e Paulo Junqueiro. Estes, após dúvidas sobre a viabilidade do projecto e sua exequibilidade, reuniram uma equipa onde constam três interpretes, David Fonseca, Camané e Manuela Azevedo, e os seguintes músicos e produtores, Nuno Rafael, João Cardoso, Sérgio Nascimento e Hélder Gonçalves. Estes gravam as tais canções inéditas, passando-as do registo vocal de Variações para o disco que agora nos chega. E que brilhante ele é!
Não há músicas a destacar, são todas de uma excelência rara. Conseguem trazer as palavras escritas há 20 anos e mostrá-las, hoje, com a força de então. A música é ela própria um misto de 80's e do que se ouve por agora, tornando tudo actual e nostálgico ao mesmo tempo. É um disco em que tudo resulta bem e que honra a memória de alguém para o qual surgem agora as saudades por parte de quem nunca o conheceu.
Alguém me empresta os discos?
Para informações, músicas, letras, e vídeos Humanos.