[DISCO: vintage] The Solid Doctor ““Beats Means High”
|
The Solid Doctor, Steven Cobby, é uma entidade efémera enquanto artista, mas mais consequente enquanto front-man da Pork Recordings que albergou já Baby Mamooth, Fila Brazillia (uma das suas metades juntamente com Dave McSherry) entre outros.
Este “Beats Means High” surge em plena explosão trip-hop (este trabalho data de 1996) protagonizada pelos musicos de Bristol e sugere misturas entre electrónica, dub, house e hip-hop.
Steven Cobby lança este trabalho no ano seguinte a “How About Some Ether?: Collected Works 93-95”, uma complação dos seus singles e trabalhos a solo. Com esta etapa cumprida The Solid Doctor realiza este albúm onde se distancia dos sons de Fila Brazillia pela sua dureza e pela sua base melódica mais electrónica e menos orgânica. De facto, apesar de termos faixas que remetem a uma ligação a Fila Brazillia como “Intanauts” ou “Faustian Bargain” (neste caso temos uma colagem ao trabalho do duo devido ao seu groove de baixos e ao “spoken word”) a electrónica presente noutros temas distanciam “Beats Means High” dessa “inevitabilidade”.
Como albúm de trip-hop que é (ou se apresenta) a fusão multidireccional permite uma frescura de géneros musicais durante os setenta minutos de música; Mais ainda, apesar de temas up e downtempo se misturarem (“Sybarit” e “Daddy Mik Mik” com “Our Sorrow”, uma exploração dub mediana) duas faixas sobressaiem: “In The Offing”: uma viagem midtempo com breakbeats leves coadjuvados por um loop de graves melódicos que estrutura toda a faixa. “Intanauts”, uma imagem de Bristol em meados dos noventas com uma linha de baixo muito relaxada e uma conjunto quase aleatório nas percursões escolhidas própria para um dia frio com uma chávena de uma reconfortante bebida a vêr chuva cair. Ainda como temas marcantes apontamos “Faustian Bargain”, uma obra que uma qualquer trabalho dos Fila Brazillia não iria desdenhar pela atmosfera jazzy e orgânica de ritmos.
“Beats Means High” não é um “must-have” numa discografia, mas sem dúvida que condimenta – e muito – uma colecção de discos.
[Pork Recordings “Beats Means High”, Pork 030, 1996]
nota: Abrir o ficheiros numa nova página. Todos os ficheiros (não completos) em MP3.