[Concerto] Antony no LUX
|
Ir a um concerto, sem se conhecer quem por lá toca, o que é que ele toca e se isso nos toca, tem tudo de descoberta, de novo e de esperança que afinal, possa ser algo para recordar. Portanto, noite fria lisboeta, ainda para mais junto ao rio, dois concertos na calha e um quase total desconhecimento dos intervenientes.
O primeiro e único que vos vou falar, Antony, chegou por volta da 0:15 ao palco. E antes de mais, aqui fica o desabafo: não quero saber que o concerto seja num espaço de consumo, que o sítio se propicie apenas para horas tardias, que haja alguém com dor de cabeça. Um concerto é marcado para uma hora específica, neste caso 23:00 e é intolerável tal atraso. Bem sei que vivemos num país onde impera esta cultura do não chegar a horas, mas para quem paga um bilhete, isto é uma enorme falta de respeito. Ser mal atendido é inadmissível nos dias que correm! No meu caso, tudo isto somado, implicou que não visse as CocoRosie, devido ao adiantado da hora. Repito, inadmissível!
Mudemos de assunto e passemos às coisas boas, pois foi realmente muito bom ver Antony em palco. A minha ignorância perante a sua obra (algo a colmatar rapidamente), permitiu-me ver a sua prestação sem qualquer ideia pré-concebida, o que tendo em conta as suas idiossincrasias, deixou-me ainda mais surpreso e agradado. Acompanhado por um guitarrista e por vezes deslizando para o paino, encheu toda a sala com a sua voz algo frágil, quebrada, sensível, operática contando histórias decerto suas, pela emoção que transparecia nas suas interpretações.
Quando canta parece que o seu espírito quer sair do seu corpo, como se aquele fosse maior que este, o que só acontece em artistas verdadeiramente notáveis.
Espero que o futuro reserve um lugar especial para este Antony. Nem que seja pela simpatia e afabilidade com que presenteou todos aqueles que o viram nesta noite, que se fria lá fora, dentro, aqueceu como se houvesse uma lareira acesa e um chá quente à nossa espera.
Não vi as CocoRosie, para grande pena minha. Culpa já atribuída.