segunda-feira, outubro 24, 2005

[DISCO: crítica] Ladytron “Witching Hour”



Para os Ladytron, o epíteto “electroclash” morreu. Estranho para nós, mas verdade. Para quem ergue uma obra fantástica como “604” com temas destinados ao engrandecimento do sucesso do fenómeno “electro” como “CSKA Sofia”, “Discotraxx” entre outros, a inclusão de guitarras parece estranha, a menos que se filtrem, comutem e se alterem. Os Ladytron, com o seu último trabalho “Witching Hour” revitalizam o rock (“High Rise”, faixa inaugural é disso o exemplo perfeito), mas não o adoptam.

Após a audição do primeiro tema, todo ele Santa Trindade do Rock (guitarra, bateria e baixo), surge "Destroy Everything You Touch", que nos faz relembrar os velhos Ladytron de “604”. As guitarras não desaparecem, mas a sonoridade dos anos oitenta cruzada com a electrónica actual, afinal o electro-house que conhecemos, cativa-nos e não só pelo jogo de palavras que os Ladytron usam em “604”, recorrendo às memórias colectivas de todos nós (objectos, televisão, etc.). "Destroy Everything You Touch" não despreza as guitarras, antes as comuta em efeitos sónicos e algo sujos debaixo de uma componente rítmica simples e muito dançável. Depois destas duas faixas “uptempo” os Ladytron deixam-nos com “International dateline”, não tão dançável, mas candidata a música para encerrar uma pista, com rodopios alcoólicos ou devaneios desesperados de amor próprios de sonoridades neo-góticas: "Woke up in the evening/ To the sound of the screaming/ Through the walls that were bleeding/ All over me". Lentos, mas apenas q.b., os Ladytron mostram, em “Beauty”, uma vulnerabilidade fora do comum nos seus trabalhos o que demonstra uma maturidade merecida e alcançada neste “Witching Hour”; Exemplo disso é, também, a faixa de encerramento, “All the way”. Outros momentos altos incontornáveis neste disco são a sexta faixa, “Soft Power”, conjugação "electro-pop" vocalizada onde as vozes, ainda que “electrizadas”, permanecem com um sabor natural, muito femininas e melancólicas e ainda um outro tema interessante, “Weekend”, que cruza a estética rock com os sintetizadores planantes.

“Witching Hour” liberta os Ladytron do jugo do "electroclash", epíteto que os críticos e o público em geral não hesitaram em usar para classificar o trabalho da banda após “604”. Não tão imediato como o último disco, “Witching Hour” vai-se entranhando e mostrando algumas faixas de enorme qualidade.

[Ladytron “Witching Hour”, 2005, Island - CID 8163]

+info:
» site oficial
» audição de todas as faixas

 

 

 

Informação sobre o blog (para ler aquando da primeira visita a este blog)

 

Email:

 

 

(Instruções: o que é e o que é preciso fazer?)

 

Emissões:

Podcast 1

Podcast 2

Podcast 3

Podcast 4 (emissão especial)

Podcast 5

Podcast 6

Podcast 7

Podcast 8

Podcast 9

Podcast 10

Podcast 11

Podcast 12

Podcast 13

Podcast 14

Podcast 15

Podcast 16

Podcast 17

Podcast 18

Podcast 19

Podcast 20

 

 

outubro 2004

novembro 2004

dezembro 2004

janeiro 2005

fevereiro 2005

março 2005

abril 2005

maio 2005

junho 2005

julho 2005

agosto 2005

setembro 2005

outubro 2005

novembro 2005

dezembro 2005

janeiro 2006

fevereiro 2006

março 2006

abril 2006

maio 2006

junho 2006

julho 2006

agosto 2006

setembro 2006

outubro 2006

novembro 2006

dezembro 2006

janeiro 2007

fevereiro 2007

março 2007

abril 2007

maio 2007

junho 2007

julho 2007

agosto 2007

setembro 2007

outubro 2007

novembro 2007

dezembro 2007

janeiro 2008

fevereiro 2008

março 2008

abril 2008

maio 2008

junho 2008

julho 2008

agosto 2008

setembro 2008

outubro 2008

novembro 2008

dezembro 2008

fevereiro 2009

março 2009

abril 2009

maio 2009

junho 2009

julho 2009

agosto 2009

outubro 2009

novembro 2009

dezembro 2009

janeiro 2010

 

 

[INFO] Imprensa

 

[música] "Parabéns a você"

 

[INFO: net]

 

[DISCO:crítica] Mylo "Destroy Rock n' Roll"

 

[Info] Myspace Music

 

Sigur Rós

 

[Info] Novo vídeo de Sigur Rós

 

[Info] Novo disco de Sigur Rós

 

[Info] Spektrum

 

[Disco] Bloc Party - "Silent Alarm"

 

 

 

 

Posts referentes aos discos mais marcantes de cada redactor do "otites":

 

Juiz:

[DISCO(s): marcante(s)] “Três Selecções

 

Work Buy Consume Die:

[DISCO: marcante] “Blue Lines” Massive Attack

 

Rudi:

[disco mais marcante] "Specials" The Specials

 

Serebelo:

[Disco mais marcante] "Hope Blister" ...smile´s ok

 

Escrito:

[discos mais marcantes] Três selecções

 

Kid Cavaquinho:

[disco mais marcante] Alpha - Come From Heaven

 

CrazyMaryGold:

[discos mais marcantes] Incunabula & Amber...

 

 

Work Buy Consume Die:

 

Escrito:

Rudi:

The English Beat - Beat This
Erode - Tempo Che Non Ritorna
Dance Hall Crashers - 1989-1992 (1993)
One Step Beyond - 45 Classic Ska Hits
The Redskins - Neither Washington Nor Moscow

 

Serebelo:

Tom Zé - Imprensa Cantada

Gorillaz - Demon Days

Bloc Party - Silent Alarm

Arcade Fire - Funeral

!!! - Louden Up Now

 

Kid Cavaquinho:

Africa Funk - Vol. 1

Cubanismo! - Malembe

Gor - Crosaides

Zeca Afonso - Galinhas do mato

Rão Kyao - Porto alto

 

 

 

1 Pouco Mouco

Alta Fidelidade

A Big Black Boat

A Vítima Respira

Braindance

Bitlogger!

Caixa de Ritmos

Clube de Fans do José Cid

Crónicas da Terra

Dance Not Dance

Deep & Lounge

Easy M

Electro-Lights

Electroshocker

Error_404

Grooves Clash

Hit Da Breakz

Intervenções Sonoras

Juramento Sem Bandeira

Major Eléctrico

Mundo Urbano

Música Digital

Music Producer Center

Notas Agudas

O Puto – O Tipo – O Tóto

O Som e a Fúria

Orelha do Ano

Pautas Desafinadas

Percepções

Play On Tape

Quark! Quark!

Queridos Anos 80

R.B.S.

Rádio Tranquera

Revoluções por Minuto

Rita Carmo

Rock em Portugal

Sound + Vision

The Tracker

 

Powered by Blogger

Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com

[Buy Opera!]

Get Firefox!

Get Thunderbird

Last FM

ouvidos abusados