[Disco] Bloc Party - "Silent Alarm"
|
Não sei se poderá falar num regresso em força da música pop inglesa. Primeiro porque não me parece que ela tenha desaparecido e depois porque as bandas que recentemente surgiram e indiciam tal regresso não são ainda expressivas, quer em seu número, quer em exposição. No entanto podemos apontar os casos dos Franz Ferdinand e dos Kaiser Chiefs como exemplos já muito falados e ouvidos neste reduto.
Ora vem este texto para referir uma outra banda que merece a atenção aqui do OTITES: os Bloc Party.
Os quatro jovens Kele Okereke, Russell Lissack, Gordon Moakes e Matt Tong, depois de alguns singles e EP´s, lançaram este “Silent Alarm” no princípio do ano. Daí que se este texto segue já com algum atraso, a verdade é que o disco em si está continuamente a crescer com as sucessivas audições e assim o promete fazer.
As suas fundações surgem no pós punk e new wave do princípio dos anos 80 do século passado, misturadas com os discos mais recentes dos Radiohead. E se às primeiras audições achei que seria mais um caso de raiva pós adolescente expressa em acordes e palavras como as referências atrás indicadas o fariam antever, agora penso que passa para além disso. Algo de genuíno atravessa os temas. Algo que me fez repetir as audições até sentir a confusão própria de que era muito bom o que se tinha atravessado no meu caminho.
Ora, o que será tal coisa, não sei. Talvez seja a voz característica do Kele, talvez os pontilhados electrónicos, talvez as progressões de um cada um dos temas, ou tudo isso e muito mais que cada um saberá por si. Mas o que parece certo é que este disco é o prenúncio de algo muito bom. E a confirmá-lo, roda já um single pós-“Silent Alarm”, “Two More Years” que muito se recomenda.
Não há então como voltar um pouco atrás e descobrir este “Silent Alarm”. A ouvirem o mesmo que eu poderá resultar na banda sonora do Outono que se avizinha.
Uma última nota: há a referir o lançamento de um álbum de remisturas “Silent Alarm Remixed”, com participações de gente tão recomendável como Mogwai e Fout Tet.
Site oficial