[INFO] Jornal "UM"
|
Via “O Som e a Fúria” e “A Vítima Respira?” tomo conhecimento de mais uma publicação no mercado nacional de imprensa musical, o jornal UM. O objectivo é “fazer uma revista a meio caminho entre o mainstream e o underground, com um ouvido atento na Nelly Furtado e outro nas cenas mais experimentais da zêdêbê incluindo, obviamente, tudo em volta, sem fronteiras estéticas nem preconceitos.” Mais ainda “o UM tratará de música, provavelmente em boa parte de música popular. Logo, tratará também de cinema, literatura, media, tecnologia, artes plásticas, educação, política, sociedade,... Vai-se tentar no UM fazer um elogio da escrita, da escrita com espaço para pensar e comunicar, da escrita com imaginação, inteligência, sabedoria, sangue e vontade de ser escrita nova.” O jornal UM terá periodicidade quinzenal e será gratuito começando as suas edições regulares a partir de Setembro.
O nº0,5 do UM dedica a capa ao festival de Paredes de Coura e pode ser encontrado na cadeia FNAC. Neste número inicial há dois convidados: O Amílcar Correia, com um artigo de opinião e o Adolfo Luxúria Canibal, com uma mixtape comentada. O nº0,5 é uma amostra do que poderá ser o UM. Mostra uma parte do que deverá ter a partir de Setembro. Considere-se uma versão pública, consciente, oficial, de um nº0.
A equipa que compõe o UM é liderada por Jorge Manuel Lopes e os alicerces couberam a Jorge Coelho. O Eduardo Sardinha edita-o. O França Gomes cuida do grafismo. No momento do arranque, tem colaboradores já com trabalho e talento mostrado em papel impresso (Pedro Gonçalves, José Marmeleira, André Gomes, Luís Bento, Nelson Calvinho, Tiago Gomes), e outros que, salvo erro, chegam agora ao papel impresso (Ana Patrícia Silva, Rita Carvalho, Rodrigo Nogueira, Nuno Pereira, Diogo Silva).
Com o reaparecimento do Blitz (e consequentemente a introspecção sobre a imprensa musical nacional) mais uma proposta aparece. É de louvar e só se pode desejar a melhor das sortes.