[DISCO:crítica] 1-Uik Project "Strategies and Survival"
|
Quando se faz um disco invariavelmente existem limites temporais, nem que seja em fases posteriores na gravação em estúdio, em tempo do produtor ou em aluguer do espaço. Mas não existe uma baliza temporal na criação, levando o artista o tempo que necessitar, salvo excepções referentes a contratos discográficos.
Este “Strategies and Survival” foi realizado com a baliza temporal de uma semana (daí o nome 1-Uik Project) com João Barbosa (Lil"John, a cargo com a programação) e Kalaf (voz) e outras participações como Melo D, Cyz entre outros. De um trabalho de uma semana resulta, à partida, uma certa liberdade de improviso com variações à solta não censuráveis, mas não desprovidas da qualidade de um som (apenas um?) negro com laivos de funk e soul, hip-hop e ritmos africanos condimentados pela poesia de Kalaf que tem voz suficiente para encher as faixas e ainda mais quando à dele se junta a fluidez de Melo D.
Se “Sal e Cinzas” (primeira faixa) corresponde à descrição anterior, onde Kalaf introduz alguns conceitos de “Strategies and Survival”, já 1-Uik (ed) com Melo D faz-nos saltar à vista um single com todas as letras: Muito ritmo em tom midtempo em que se “solta o verbo” e os 1-Uik mostram-nos a sua faceta mais dançante. Após o delírio funk/jazz de “Holding the best” (com André Fernandes) chega-nos “Serenata (Spring samba)” a meias com Melo D. “You have my telephone number, why don’t you call me for the summer”, poesia que embala o final de uma tarde num bar de praia em Julho. Sem dúvida uma das faixas mais conseguidas em todo o trabalho . Após a despreocupação do tema anterior entramos, com a ajuda dos CoolTrainCrew, numa faixa muito mais densa e escura, onde o hip-hop e as rimas surgem quase descompassadas atropelando-se com raiva: uma música que pode destoar do clima geral relaxado e cool de “Strategies and Survival”, mas com qualidade indicutível. Ainda um apontamento para a parceria com Dora Gomes: Uma voz clara e madura sem agrilhoamentos vocais auto-infligidos mantendo uma fluidez que mantém o ouvido agarrado. Para acabar (última faixa) aparece "Djing Djing", exercício de soul e hip-hop com sonoridades quentes que encerram bem o disco.
“Strategies and Survival” como conceito funciona bem e perpetuar-se-à bem além de uma semana. Ficará por alguns anos, sem sombra de dúvida, até porque o disco (de quase três quartos de hora) contém algumas faixas de valor acrescido. Bom começo para a Enchufada, laboratório de pesquisas sonoras.
Os 1-Uik Project actuaram ontem na festa da Rádio Oxigénio (comemoração dos 5 anos) no Pavilhão de Exposições da Tapada da Ajuda juntamente com os Cool Hipnoise e os Oxigénio Allstars.
[1-Uik Project "Strategies and Survival", MOV30 554 2005]
+ info:
»Enchufada (editora)
»Enchufada (blogue)
»Artigo na Universidade de Glasgow
»Festa da Rádio Oxigénio