[DISCO] Low "The Great Destroyer"
|
Quem acompanha regularmente o OTITES, saberá que estes "Low" são umas das minhas bandas de eleição. Para os poucos que não acompanham, abram uma outra janela aqui.
Formados em 1994 em Duluth, Minnesota são compostos actualmente pelo guitarrista/vocalista Alan Sparhawk, pela percussionista/vocalista Mimi Parker e o baixista Zak Sally. A sua discografia tem a sua mais recente edição, neste princípio de 2005, com este "The Great Destroyer". É o primeiro álbum gravado para a Sub Pop, editora que mesmo após o desvancecer do grunge, sempre nos brindou com propostas interessantes (e.g. "The Walkabouts").
Esta mudança deixou-me algo receoso quanto ao som dos "Low" e a uma eventual adulteração do som, em especial tendo em conta a relativa visibilidade da editora. Bem sei que a Sub Pop não é uma major e que dá toda a liberdade aos seus artistas, mas no entanto...
Não me tinha enganado, de facto o som havia mudado. Agora quanto ao receio, esse é que era manifestamente infundado. Os "Low" continuam a fazer músicas como só eles sabem, só que agora bem mais pesadas e nas quais a guitarra parece ser esmurrada, em vez de tocada. Claro que existem momentos bem calmos (e.g. Death of a Salesman), mas estes são agora mais a excepção, do que era a regra de então.
O disco começa com uma das melhores faixas de abertura que me lembro "Monkey", onde o som mais agressivo de que vos dei conta, fica logo como aviso à navegação. Depois o primeiro single "California" e a partir daí já estamos embalados e o disco em repetição automática. Até agora, o melhor que ouvi neste ainda curto 2005.
Tem sido umas das melhores companhias que tenho tido nestes difícies tempos de gripe.
Sítio de referência
P.S. Está agendada uma curta digressão pela Europa em meados de Fevereiro. Esta não passará por Portugal. No entanto existem datas para Londres, Amsterdão, entre outras. Podem consultá-las aqui.