[disco] Daemonia Nymphe "Eponymous"
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Solstício, 21 de Junho, dia de misticismo e paganismo em Sintra, Marvão, Stonehenge, Carnak ou Delfos. Poderosos elementos energico-paisagísticos e de sensibilidade hiper-otitionais que no caso do oráculo grego se espelha nos rituais sonoros perconizados por DAEMONIA NYMPHE (D.N.).
As ninfas demoniacas são, na sua essência, um projecto de música antiga helénica, assentado nas colunas Spyros Giasafakis e Evi Stergiou com coloboração de outros músicos mas actuações ao vivo. Dotados de inspiração divina, forjam otites e letras em grego antigo com instrumentos da antiga Hellas, recuperados pelo o estudioso e artesão Nicholas Brass.
De um portfolio de dez anos vou destacar o albúm 'Eponymous' cujas sombras da capa são o primeiro augúrio que a prática adivinhatória será recorrente ao longo do disco. Logo a seguir a esta 'CIOMANCIA', deparamos com o tema incial 'Message Horn's Enchanting Echo', bela forma de fazer uma evocação pagan. Os corpos untados de azeite e os espíritos despidos em fragâncias ficam desde logo reféns no reino dos sonhos sob 'ONIROMANCIA'.
É escutando 'Summoning Divine Selene' que Cassandra de Rhodes, amiga de Corto Maltese lê a este marinheiro com linha da vida artificial, as aventuras que as borras de café deixam entrever por 'TASSEO MANCIA'.
Um pouco antes, no oráculo de Dondora, experimenta-se uma sessão de premonições de 'CHALCOMANCIA', batendo vasilhas de cobre e bronze, e interpretando o significado dos sons e otites produzidas em 'Ida's Dactyls'.
Visitando 'Hades' no reinos dos mortos, os D.N. recorrem à 'NECROMANCIA', observando a céfale de um cadáver ou invocando almas do jardim de macieiras douradas, isto tudo num denso instrumental.
Enebriados em 'In 'Hymn To Bacchus', veremos como os D.N. pela OINIMANCIA, elogiam o vinho como um bom preditor do futuro, através da sua cor, cheiro aparência e sabor divino.
Na película de luz solar, uma ladaínha masculina de um ser em delírio em 'CRESMOMANCIA' revelam dramas e comédias na faixa 'Karai Rejoicing In Antron'.
Nos círculos e nos movimentos mágicos sem início, sem fim as letras bailam na fronteira do Espaço e cimentam-se em palavras no Tempo. As profetisas demoníacas possessas em riso, giram analogicamente em 'ZAIRAGIA' em pleno 'Nymphs Of The Seagod Nereus'.
Na 'DEFICE MANCIA', nem Governos nem ZEUS são hábeis, apenas D.N. e os efusivos sátiros Constâncios dançam e sopram os números malditos em 'Dance Of The Satyrs'.
No final do ritual de 60 minutos, Daemonea Nymphe finaliza com 'Invoking Pan', para que o ser fábulo alegre o mais longo dia do ano.
Seria com as proféticas palavras do filósofo que desvia à barra para não ceder canto, que eu descreveria de maneira mais sucinta esta longa crítica.
Joao Pinto um dia disse : Prognosticos? Só no fim do Jogo\Disco!!!
Sem dúvida uma frase milenar para uma música cada vez mais actual.
Site oficial : http://groups.msn.com/DaemoniaNymphe/
Editora : http://www.prikosnovenie.com