[disco] Quintetto X "Novo Esquema da Bossa"
|
Mais música do país do samba e futebol forjado no velho Continente com a benvida reedição em CD de um lançamento LP do Quintetto X, da editora italiana Schema Records, onde pontuam Nicola Conte, Gerardo Frisina, Dining Rooms e Les Hommes.
Claro que a denominação comum que afecta todos estes trabalhos é o jazz livre por vezes carregando no swing outras vezes em sonoridades de outros trópicos com especial atenção à rítmica do samba.
Estes cinco italianos, que intitulam o seu álbum como ‘Novo Esquema da Bossa’, legam-nos um consistente e entusiamante pacote de 14 faixas cheia de influência de bossa dos anos 70 e da eclética fase dos anos 80. Encontra-se no arranque peças como: Diplomacia, Novo Esquema da Bossa, Senza Paura; no caroço do album é tempo de escutar: C’e piu samba, Eumir, Brasileiro; e no final Suono Nuovo e Mentira.
E a grande verdade é que dá prazer ouvir este CD. Dá a sensação que ainda se pode maquilhar com inteligência um género já revisto e experimentado descobrindo novas facetas interpretativas em registo ‘jam’ ou em colaborações, a ouvir a título de exemplo: Horace Silver's sobre ‘The Jody Grind', ou o veterano Marcos Valle's em 'Freio Aerodinamico' e ainda o que fizeram com ‘Balança Pena’ de Jorge Ben.
Disco obrigatório para quem gosta do estilo.