[DISCO] Arcade Fire "Funeral"
|
Nos próximos tempos tentarei centrar a minha atenção para projectos que sejam dados como certos no circuito festivaleiro nacional.
Será que é desta que os bilhetes choverão aqui na redacção?
Admito que só por acaso prestei a atenção devida a estes Arcade Fire. Prenunciando-se desde o ano passado, capa de várias edições de imprensa especializada e alvo de excelentes críticas já no corrente, a verdade é que as primeiras audições iam votando esta banda ao meu esquecimento.
Em boa hora estive alguns dias sem ir a casa e "Funeral", o seu primeiro e único disco, assim ficou retido no meu leitor. Pude assim, ao princípio forçado, depois com muito gosto, ouvir com a atenção merecida este disco. Os temas demoram a entrar, mas é notório o crescimento que em nós vão tendo progressivamente.
Estes canadianos, compostos centralmente pelo casal Win Butlter e Régine Chassagne, remetem para uma recolha musical que na tentativa de explicar o que por lá se ouve, só confudirá o leitor que ainda não teve o prazer de os ouvir. É que oiço por lá a voz desconjuntada de David Byrne fase Talking Heads, a excelência musical dos Radiohead, os coros melódicos dos Low e outras bandas mais que mais assim desnorteariam. Não acreditam? Que tal juntar o tom lúgubre dos The Cure (o título ajuda) e a melodia dos Magnetic Fields (e outras que se pedem nos vossos comentários)? Ainda piora? E saber que tudo isto ao mesmo tempo soa a novo e original? Que não vos engano... asseguro-vos.
Todos os temas apresentados são notáveis, pequenas gemas que me parece serão recordadas num futuro próximo como mágicas para muita boa gente. Mais uma vez e admito ser uma idiossincrasia da minha parte, não consigo destacar nenhuma, tal é a qualidade por lá patente. Há que ouvir tudo.
Com participação anunciada numa das melhores séries de televisão que já vi (parece que no mesmo episódio os Interpol também participarão, ambas as bandas com temas inéditos) e passagem anunciada em Paredes de Coura, valem sem dúvida o tempo que a eles se destina.
De preferência o suficiente para várias audições.
Sítio oficial dos Arcade Fire
Sítio oficial de Paredes De Coura